cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Posso usar suplementos alimentares na gestação?

18 de setembro de 2015

 

A gestante deve prestar muita atenção nos cuidados com a saúde durante a gravidez. Um dos principais pontos para garantir uma gravidez saudável é a necessidade de manter uma alimentação balanceada com todas as vitaminas e minerais em doses adequadas.

O ritmo acelerado no dia a dia, seja no trabalho ou em qualquer outra responsabilidade, muitas vezes faz com que a gestante tenha pouco tempo para se alimentar corretamente. Por isso, preocupando-se com a saúde, muitas mulheres começam a ter dúvidas se devem iniciar o uso de suplementos alimentares a fim de garantir uma gestação mais saudável.

Embora alguns profissionais da área afirmem que a suplementação alimentar deve ser evitada na gravidez, é cada vez mais comum que a prescrição de suplementos alimentares seja indicada por obstetras durante o pré-natal.

De um modo geral, os nutrientes devem ser obtidos a partir de cardápio balanceado – salvo em casos em que a gestante possui alguma restrição alimentar. Por exemplo: se a grávida não consome produtos a base de leite, a reposição de cálcio é recomendada. No caso das gestantes vegetarianas, as vitaminas B12 e D devem ser repostas por meio de suplementos alimentares.

O ácido fólico, no entanto, é um nutriente que deve ser reposto durante toda a gestação. Ele é importante para a prevenção de malformações congênitas no tubo neural do feto e pode não ser suprido em quantidades adequadas, mesmo adotando um cardápio saudável. Aliás, o consumo de ácido fólico deve ser iniciado antes mesmo de a concepção ocorrer. O ferro, por sua vez, deve começar a ser reposto após a 16ª semanas de gravidez (estendendo-se até a 8ª semana pós-parto) para evitar anemia na gestante.

Mas lembre-se: antes de tomar qualquer suplemento, você precisa realizar exames e consultar seu médico para saber se é realmente necessário tomar doses extras de algum componente. O ideal é que a gestante procure um nutricionista para que ele analise se é necessário adotar essa opção. Isso porque, o consumo exagerado de determinadas vitaminas pode causar problemas para o bebê.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br/.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta