cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Dieta vegetariana na gravidez

16 de maio de 2014

 

Já comentamos aqui anteriormente sobre a importância de uma dieta saudável durante a gravidez. Sabemos que determinadas vitaminas e nutrientes trazem benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê – e isso inclui, por exemplo, o ferro e as proteínas da carne e do frango. Mas, para as mulheres que não comem carne, é necessário acompanhar uma dieta vegetariana na gravidez.

Cada mulher tem seu motivo próprio para ter cortado o consumo de carnes – vermelhas e brancas – da sua alimentação. O vegetarianismo se tornou uma opção muito comum para milhares de pessoas e, hoje em dia, é possível estabelecer dietas especiais para esse estilo de vida, até mesmo quando se está grávida.

A gestante vegetariana terá inicialmente a vantagem do pouco consumo de gorduras saturadas e colesterol ruim e menor risco de problemas relacionados à carne animal que podem causar danos ao feto, como, por exemplo, a presença de hormônios e antibióticos frequentemente usados nos laticínios, bovinos e peixes.

O ácido fólico, suplemento fundamental antes e durante a gestação, pode ser um grande aliado para as mamães vegetarianas, já que é encontrado principalmente em legumes e verduras de folha verde. A dieta também inclui maior número de fibras e antioxidantes.

Por outro lado, terá uma maior carência de ferro que, embora seja encontrado em outros alimentos, a carne vermelha é rica em ferro-heme – que é melhor absorvida pelo organismo. Neste caso, para suprir o consumo através das carnes, este nutriente pode ser consumido em vegetais verde-escuros (como brócolis, couve, agrião e rúcula), nos cereais integrais e nos feijões. Deve ser combinado com a vitamina C (tomate, brócolis, e suco de frutas cítricas: laranja, acerola e limão) durante as refeições, pois o complexo C facilita a absorção do ferro.

Será necessário incluir, também, como parte da dieta, os carboidratos, os sais minerais e as gorduras (presente em nozes, castanhas e amendoins). Para as mulheres que não são vegans, é indicado caprichar no consumo do leite e seus derivados para garantir boas doses de cálcio no organismo (importante também durante o período de amamentação).

O consumo de suplementos alimentares nunca deve ser feito por conta própria. Caso haja a necessidade da gestante tomar suplementos devido a falta de alguns nutrientes (como a vitamina B12, por exemplo, importante para o desenvolvimento do sistema neurológico e sanguíneo), é imprescindível que ela consulte um médico ou nutricionista antes.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta