cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Principais inimigos da fertilidade masculina

7 de janeiro de 2016

 

Os homens também têm responsabilidade nas dificuldades que um casal enfrenta para engravidar. Muitas pessoas não sabem, mas os motivos para a gravidez não acontecer podem estar relacionados com o homem – correspondendo a 40% dos casos de infertilidade (os outros 40% são casos femininos e o restante dos 20% correspondem a casais em que ambos têm alguma dificuldade).

Geralmente, as causas da infertilidade masculina estão relacionadas com os espermatozoides: baixa produção, baixa mobilidade, problemas de ejaculação, entre outras. Alguns homens diminuem sua fertilidade quando deixam de cuidar da saúde; já outros podem se tornar inférteis ao longo da vida por manterem determinados vícios e maus hábitos que afetam a qualidade dos espermatozoides.

Confira abaixo quais são os inimigos da fertilidade masculina e como evitar que eles te prejudiquem:

Laptops e notebooks de colo:

O calor gerado pelos laptops e notebooks sobre a cintura causa aumento na temperatura dos testículos e prejudica a produção de espermatozoides saudáveis, diminuindo sua quantidade e motilidade.

Andar de bicicleta:

A prática de andar de bicicleta, se feita de forma excessiva, pode causar lesões traumáticas ou aquecimento dos testículos ou do escroto; como consequência, o esperma passa a ser de baixa qualidade. Outra situação que pode ser frequente em homens que praticam mais de três horas de ciclismo por semana é a perda de sensibilidade da região escrotal, além de problemas relacionados ao fluxo de sangue do pênis, o que prejudica as ereções.

Atividade física em excesso:

Treinos puxados e exercícios físicos em excesso baixam o nível de produção da testosterona no organismo e podem afetar a concentração de espermatozoides. O mesmo acontece com o uso de anabolizantes.

Cigarro:

O fumo diminui a quantidade total de espermatozoides e o potencial dos mesmos em fertilizar o óvulo. O cigarro, além de dificultar a ereção e a ejaculação, também aumenta o número de gametas defeituosos.

Álcool:

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas diminui a capacidade que os espermatozoides têm para fecundar os óvulos.

Cafeína:

Bebidas como café, chá mate e outros derivados da cola em geral podem prejudicar a mobilidade dos espermatozoides, que tendem a ficarem mais lentos.

Obesidade:

Homens com obesidade apresentam esperma com menor qualidade, se comparados com homens com peso normal. Pouca produção de espermatozoides, baixa mobilidade e alteração na morfologia (mudança no formato) são características negativas que interferem na capacidade dos homens obesos em penetrar e fecundar o óvulo.

Alimentação:

Alguns alimentos podem prejudicar o bom funcionamento do organismo e afetar a saúde reprodutiva masculina.

Soja: Segundo pesquisas, as isoflavonas (fitoestrógenos), presentes na soja e em seus derivados, imitam a ação dos estrogênios (hormônios femininos) e podem alterar os hormônios reprodutivos masculinos, reduzindo a concentração de espermatozoides.

Bacon: O bacon pode estar relacionado diretamente com problemas de fertilidade. Sabe-se que o alimento causa problemas nutricionais – no entanto, além disso, um estudo americano apontou, em teoria, que homens que comiam mais de meia fatia de bacon por dia produzem até 30% menos espermatozoides do que um homem com dieta saudável. O mesmo vale para quem abusava de carnes processadas, como salsicha e hambúrgueres.

Metais pesados:

A exposição do homem a substâncias como o chumbo ou arsênico podem prejudicar a produção de espermatozoides. A situação é muito comum em homens que trabalham com esse tipo de material.

Radiação:

Tratamentos à base de radiação (como radioterapia, por exemplo) comprometem a vida dos espermatozoides.

No caso de tratamentos para combate ao câncer, como a exposição à radiação pode causar infertilidade, indica-se realizar o congelamento de espermatozoides para que eles possam ser usados futuramente em tratamentos como a inseminação intrauterina ou fertilização in vitro. O mesmo pode ser feito, por segurança, nos casos em que a ocupação profissional do homem possa causar infertilidade.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta