cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Posso engravidar depois dos 40 anos?

20 de maio de 2015

 

Pode! A gravidez após os 40 anos de idade não é impossível, no entanto, a probabilidade de a mulher engravidar de forma natural tende a cair. Isso porque, com o passar dos anos, a taxa de fertilidade feminina cai gradativamente. Aos 40 anos, a produção de óvulos já é bastante limitada e os poucos óvulos que a mulher produz são de baixa qualidade e podem apresentar defeitos nos cromossomos.

Se você já passou dos 40 anos – ou está se aproximando dessa idade – e deseja engravidar, é bem provável que as dificuldades para a concepção sejam maiores, mas se você ainda não entrou na menopausa e não apresentar problemas de saúde reprodutiva, a gravidez pode ser bem sucedida.

Além disso, você não está sozinha nessa! Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a gravidez entre os 40 e 44 anos aumentou mais de 17% entre 2003 e 2012 no Brasil. Foram 53.016 nascimentos de bebês de mães mais velhas em 2003 para 62.371 nascimentos nessas mesmas condições em 2012.

Para garantir uma gestação saudável, recomenda-se que o acompanhamento médico se inicie alguns meses antes da gravidez. Nessa fase, é necessário adotar cuidados e exames específicos para evitar doenças próprias da gravidez. Além disso, a futura mamãe também deve verificar sua taxa de fertilidade através de exames de sangue. Outras dicas são: começar a tomar ácido fólico três meses antes de engravidar, manter relações sexuais durante o período fértil, praticar exercícios físicos leves e moderados regularmente e evitar o estresse/ansiedade.

A gravidez é possível sim, mas é importante saber os riscos que acompanham a gravidez das mulheres mais velhas. Quanto mais tardia for a gravidez (e quanto mais a mulher estiver se aproximando da menopausa), maiores são as chances de ocorrer complicações durante a gestação e problemas para a mãe e para o bebê.

Um dos riscos de engravidar depois dos 40 anos é a maior chance de aborto espontâneo ou de malformações do feto, além de partos prematuros ou peso abaixo do esperado. Mulheres com idade avançada podem ter filhos Síndrome de Down, por exemplo. As chances são relativamente pequenas, mas podem acontecer. Qualquer gestante está sujeita a isso, mas o risco é maior em mães que demoram a engravidar.

Doenças como diabetes e hipertensão são comuns com o aumento da idade. Durante a gravidez, se não houver cuidados adequados, a gestante pode desenvolver complicações como diabete gestacional – além da probabilidade do filho desenvolver diabetes tipo 1 ou hipertensão com mais facilidade após o nascimento. Outro problema comum é a eclampsia: pressão alta típica da gravidez.

A probabilidade de uma mulher com idade entre 35 e 40 anos ter uma gravidez natural é de 15% a cada mês. Aos 42 anos, as chances de gravidez espontânea são de apenas 5% ao mês. Portanto, se a mulher estiver tentando engravidar a seis meses sem sucesso, o indicado é procurar um especialista em reprodução assistida.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, as técnicas de reprodução assistida aumentam as chances da mulher mais velha engravidar – bem como o acompanhamento correto durante a gestação garante uma gravidez mais saudável e segura para a mãe e para o bebê durante os 9 meses. Os tratamentos para engravidar aos 40 anos podem incluir: Indução da Ovulação, Inseminação Artificial ou Fertilização in Vitro.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta