cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

O que são pólipos endometriais?

8 de março de 2017

 

O pólipo endometrial é o crescimento anormal de células na parede interna do útero. Essas células formam bolinhas semelhantes a cistos que se estendem para a superfície do útero, podendo causar sangramento vaginal fora do período da menstruação, principalmente após contato íntimo.

Os pólipos acometem aproximadamente 10% da população feminina, sendo mais comuns em mulheres com mais de 40 anos de idade. Também é uma das causas mais frequentes de sangramentos anormais em mulheres na menopausa. No caso de mulheres mais jovens em idade reprodutiva, os pólipos endometriais estão intimamente relacionados com a infertilidade (pois podem causar dificuldade para engravidar, dependendo do seu tamanho e localização) e com casos de aborto espontâneo.

Além do sangramento anormal, outros sintomas dos pólipos endometriais são: excesso de menstruação e cólicas menstruais fora do período menstrual. Por outro lado, a maioria dos pólipos endometriais pode permanecer sem nenhum outro sintoma aparente, sendo encontrados em exames preventivos de rotina ou exames ultrassonográficos realizados por outras causas.

Os fatores de risco para o desenvolvimento de pólipos endometriais são: obesidade, uso de estrógenos para reposição hormonal e uso de tamoxifeno para o tratamento ou prevenção do câncer de mama.

Os pólipos são benignos em sua maioria, mas, em alguns casos, podem se transformar em uma lesão maligna, por isso o diagnóstico precoce é importante. Consulte seu ginecologista. O profissional vai prescrever medicamentos hormonais para reduzir o tamanho do pólipo até que ele desapareça ou optar pela sua retirada cirúrgica (por meio da histeroscopia), especialmente se a mulher tem o desejo de engravidar.

Em casos mais graves (quando os pólipos endometriais não desaparecem com o medicamento, não pode ser retirado com histeroscopia ou desenvolveu alguma malignidade), o ginecologista pode aconselhar fazer uma cirurgia para retirada do útero.

Referências:

O que pode causar o pólipo uterino

Pólipo endometrial: sangramento anormal é principal sintoma

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta