cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Endometriose pode diminuir chances de gravidez

19 de fevereiro de 2016

 

A endometriose é um dos principais motivos pelos quais as mulheres não conseguem engravidar. Os sintomas da endometriose incluem cólica intensa, dor abdominal, dor durante as relações sexuais e dificuldades para urinar. A doença também afeta o aparelho reprodutor feminino e, como consequência, pode causar problemas de fertilidade – tornando as chances de gravidez menores. Estima-se que a endometriose atinja uma em cada 10 brasileiras em idade reprodutiva.

A mulher não se torna infértil por ter endometriose, a não ser que seja algo muito específico, como no caso de uma paciente que tenha um foco de endometriose nas trompas. Nesse quadro, o foco da célula está obstruindo o encontro do espermatozoide com o óvulo. Em outros casos, o útero pode mudar de lugar, já que a endometriose pode alterar a anatomia do aparelho reprodutor feminino, e, com isso, o espermatozoide não consegue chegar aonde precisa.

O diagnóstico tardio da endometriose pode aumentar consideravelmente as chances de infertilidade feminina. Isso acontece quando as cólicas, dores e demais sintomas são “ignorados” e, somente após iniciar as tentativas de engravidar e encontrar dificuldades, a endometriose é descoberta. Não é uma situação incomum, afinal os sintomas da endometriose se confundem com os sintomas normais do ciclo menstrual.

Mulheres com endometriose podem engravidar normalmente, mas, na maioria dos casos, a doença dificulta as chances da concepção de forma natural. Não existe um exame específico para detectar a endometriose. O diagnóstico é feito por uma combinação de exames que são capazes de apontar indícios do problema. O tratamento deve ser avaliado e indicado somente por um médico.

Ao consultar um ginecologista, a paciente pode ser orientada a contornar o problema com um tratamento clínico: uso de medicamentos anticoncepcionais, via oral, injeção ou a colocação de um dispositivo intrauterino, para que ela não menstrue. Outra opção é tratar o problema com um procedimento cirúrgico chamado laparoscopia, que identifica onde estão os focos de endometriose para retirá-los. A laparoscopia apresenta altos índices de sucesso.

Se ainda assim as tentativas de engravidar de forma natural não forem bem sucedidas (isso implica em outros fatores como, por exemplo, idade da mulher, comprometimento das trompas etc.), o médico pode indicar o uso da reprodução assistida. Os tratamentos recomendados são a Inseminação Intrauterina e a Fertilização in Vitro.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta