cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Auxílio de um psicólogo na reprodução assistida

9 de dezembro de 2015

 

Ter o sonho de ser mãe, se dedicar a engravidar, mas lidar com as dificuldades nesse processo pode ser bastante estressante para algumas mulheres. Quando as tentativas de gravidez ultrapassam o período de um ano, é preciso buscar ajuda médica para ter o diagnóstico e, por vezes, recorrer a técnicas de reprodução assistida para engravidar. O procedimento deve ser conversado pelo casal para que ambos estejam unidos durante todo o tratamento.

O problema é que tal situação pode mexer – e muito – com as emoções da mulher, então, ao optar por fazer uma fertilização in vitro, inseminação intrauterina ou relação sexual programada, o casal pode precisar de avaliação ou acompanhamento psicológico durante o tratamento.

Engravidar de forma natural pode ser uma verdadeira “bomba-relógio” para uma mulher, afinal a quantidade de óvulos produzidos por ela diminui a cada ano, da mesma forma que os óvulos produzidos após os 35 anos correm grandes riscos de ter sua qualidade comprometida. No entanto, não são apenas as mulheres mais velhas que enfrentam dificuldades para engravidar: mulheres com menos de 35 anos também podem ser diagnosticados como inférteis. A luta contra o tempo pode levar a sentimentos de estresse e frustação – e a infertilidade, por sua vez, passa a ser vista com um obstáculo que precisa ser derrubando.

Do ponto de vista médico, a infertilidade é uma incapacidade momentânea de engravidar. Ela atinge aproximadamente 20% da população brasileira e pode ser causada, principalmente, por favores ovulatórios, tubários ou uterinos. Perguntas como “por que eu?” ou “de quem é culpa” acabam surgindo, principalmente quando a dificuldade para engravidar acontece por alguma razão desconhecida (sem diagnóstico).

A ânsia por engravidar leva as mulheres a monitorar o período de ovulação e até mesmo a programar as relações sexuais, atrapalhando a sexualidade do casal. De fato, ter relações sexuais durante o período fértil aumenta as chances de gravidez, mas esse “ritual” não deve ser feito com ansiedade porque, ao invés de ajudar, vai atrapalhar as chances de a concepção ocorrer.

Quando se tem a oportunidade de conversar e trocar informações a respeito do próprio caso com pessoas na mesma situação ou que já passaram por ela, aprende-se a lidar com essas circunstâncias de maneira mais segura e tranquila, entender que você não é a única e encontrar o diagnóstico correto e o tratamento adequado. Assim, muitas dúvidas são esclarecidas e a pessoa passa a ter uma melhor resposta ao tratamento – que é menos assustador do que parece.

O trabalho do psicólogo que acompanhará o casal durante todo o tratamento tem como proposta ajudá-los a lidar com o lado emocional durante esse momento. O apoio psicológico pode avaliar o nível de estresse ou de instabilidade emocional (principalmente na mulher que faz uso de alguns hormônios durante o tratamento), mas também preparar o casal para situações como: custos, gravidez múltipla ou casos em que o tratamento possa falhar nas primeiras tentativas devido a problemas imunológicos, problemas de endometriose ou até mesmo com os próprios embriões.

Mas não se preocupe! No geral, 70% dos casais que se submetem as técnicas de reprodução assistida realizam o sonho de conceber um bebê logo no começo do tratamento e, caso a gestação não ocorra, ainda é possível tentar outras vezes.

Também pode ocorrer uma gestação de múltiplos. Nem toda mulher que faz tratamento para engravidar tem gêmeos, mas as chances de gestação gemelar ocorrem em aproximadamente 15% das mulheres que engravidam em tratamento. Ou seja, sempre tem essa probabilidade.

A preocupação com o fator econômico também pode ser analisado com o psicólogo. Os custos das técnicas e a possibilidade de gestação de gêmeos ou trigêmeos podem causar insegurança financeira. O casal precisa estar preparado para incluir nossos planos familiares, se necessário.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta