cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Útero retrovertido impede a gravidez?

13 de março de 2015

 

O útero retrovertido – também conhecido como útero invertido ou útero virado – é caracterizado pelo deslocamento do útero que o deixa em uma posição diferenciada. Essa retroversão é adquirida desde o nascimento, mas há casos em que órgão muda de sua posição em pouco espaço de tempo, geralmente ocasionado por condições de envelhecimento e estresse físico (como o pós-parto, por exemplo).

Essa condição acompanhará a paciente por toda a vida, mas na maioria dos casos não traz consequências para a saúde, nem complicações para mulheres que desejam engravidar – afinal, o problema é estrutural e não relacionado com infertilidade. Está presente em 15% a 25% das mulheres.

Conforme a orientação para onde aponta o fundo uterino (parte superior do útero), dizemos se ele é para frente (antevertido) ou para trás (retrovertido).

O útero retrovertido é descoberto em exames ginecológicos de rotina. Para engravidar, não é necessário optar por cirurgias ou tratamentos para que o útero volte ao normal. A posição do útero não interfere na probabilidade de gravidez.

O que acontece é que, as dificuldades de engravidar em mulheres com útero retrovertido se devem ao fato das pacientes estarem mais suscetíveis a ter endometriose: o útero retrovertido dificultaria o escoamento da menstruação pelo orifício do colo, o que aumentaria o risco de refluir pelas trompas uterinas. Desse modo, a mobilidade dos espermatozoides fica comprometida, causando mais dificuldades para a fecundação ocorrer.

Já durante a gestação, o útero retrovertido não chega a trazer grandes complicações para a mãe ou para o bebê, mas atenção: ele pode ser responsável por dores na evacuação, ao urinar ou durante o ato sexual. Mantenha sempre seu médico informado sobre qualquer dor ou incômodo que você tenha.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta