cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Tocofobia ou medo de dar a luz

29 de julho de 2015

 

Tocofobia é um medo irracional e extremo da gravidez e do parto. Mulheres com essa fobia tem um medo muito mais profundo do que a comum preocupação com as dores do parto ou com os receios relacionados à saúde do bebê. Ela pode provocar medo excessivo com assuntos relacionados a engravidar ou dar a luz a um bebê.

É comum que as mulheres com tocofobia omitam o medo, escolham não ser mães biológicas (optando pela adoção) ou até mesmo inventem os mais variados motivos para não engravidar. Existem diferentes fatores que podem causar o medo de engravidar, mas a tocofobia pode ser classificada em dois tipos: primária e secundária.

Tocofobia primária:

Refere-se a mulheres que nunca tiveram filhos, mas tem medo de dar a luz. Entre as principais causas, está um possível trauma caso alguém próximo teve problemas no parto, caso a mulher visto um filme, por exemplo, que descrevia o parto de forma “assustadora” ou tenha sofrido algum tipo de abuso sexual.

Tocofobia secundária:

Refere-se a mulheres que tiveram uma má experiência em um parto e evitam, de todas as formas, passar pela mesma situação novamente. Algumas causas e situações de má experiência que levam à tocofobia secundária são: aborto espontâneo, parto prematuro, doenças provocadas pela gestação (diabetes ou eclâmpsia) ou um trabalho de parto anterior traumático.

Se uma mulher com tocofobia engravida, ela pode apresentar constantes ataques de pânico, depressão, ansiedade e até mesmo pesadelos e dificuldades de concentração. Será necessário buscar a orientação de um especialista para que o bebê não sofra junto com a mãe.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta