cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Tenho endometriose, posso engravidar normalmente?

19 de março de 2013

 

Endometriose é a existência de células endometriais em outros locais do corpo da mulher que não é o local apropriado (revestindo internamente o útero).

Todo mês, o aparelho reprodutor feminino se prepara para uma possível gestação; não ocorrendo a fecundação, essa camada constituída por células endometriais (denominada de endométrio) desprende-se do útero e dá origem ao sangramento menstrual.

O organismo feminino então, sabiamente, prepara-se mensalmente para receber uma gestação com uma nova camada de células. A mesma, não sendo aproveitada, acaba sendo desprezada.

Apesar de ser uma patologia muito frequente e, consequentemente muito estudada, diversas dúvidas ainda restam a ser esclarecidas sobre a endometriose. Até hoje não se sabe claramente, por exemplo, qual é a origem desta alteração.

Um dos principais problemas da endometriose é a sua sintomatologia variável, verificando-se desde casos completamente assintomáticos (forma silenciosa) até os quadros de dor muito intensa. Comumente essa patologia tem como primeira e única manifestação a infertilidade, ou seja, a mulher acaba descobrindo que é portadora de endometriose através da busca pelo fator que está impedindo que uma gestação ocorra.

Estima-se que uma grande parcela das mulheres inférteis tenha endometriose, uma vez que a mesma pode aumentar em até 20 vezes o risco de ocorrer a infertilidade.

Embora seja possível engravidar apresentando essa patologia, principalmente no acometimento por graus leves, recomenda-se o aconselhamento, por parte do ginecologista ou de um serviço especializado na área de reprodução humana, para auxiliar no planejamento do futuro reprodutivo da mulher, mesmo que essa não deseje ter filhos a curto prazo.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta