cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Sinéquias uterinas causam infertilidade?

25 de junho de 2015

 

Sinéquias uterinas são aderências localizadas dentro do útero, com aspecto de “cicatrizes”, geralmente causadas por uma agressão ao endométrio, cirurgia intrauterina, infecção uterina, curetagem pós-aborto, radioterapia ou cesariana. Elas podem ser leves, moderadas ou graves e geralmente são assintomáticas.

As sinéquias uterinas são classificadas em três estágios*:

  • Sinéquias uterinas com aderências leves: Membranas compostas por tecido endometrial, podendo ser parciais ou totais;
  • Sinéquias uterinas com aderências moderadas: Formadas por tecido fibromuscular ainda revestido por endométrio, caracteristicamente espessas, que podem obstruir a cavidade uterina de forma parcial ou total;
  • Sinéquias uterinas com aderências graves: Compostas apenas por tecido conectivo denso. Obstruem parcialmente ou totalmente a cavidade.

*Fonte: histeroscopia.net.br

As sinéquias uterinas geralmente são descobertas após o aparecimento de distúrbios menstruais frequentes (fluxo diminuído, amenorreia e hipomenorreia), infertilidade ou abortamento repetitivo. O diagnóstico é feito por meio de exames como a ultrassonografia, a histerossalpingografia e a histeroscopia (para confirmação do problema, sua extensão e localização).

A infertilidade é causada porque as sinéquias podem ocupar parcialmente ou totalmente a cavidade uterina e dificultar o percurso dos espermatozoides até as trompas. No entanto, ela pode ser revertida com tratamentos adequados. Durante a gravidez, podem ocorrer problemas como o aborto habitual (que ocorre pela dificuldade de expansão da cavidade uterina), parto prematuro e acretismo placentário (hemorragia durante o parto que ocorre quando a placenta invade camadas mais profundas do útero).

O tratamento para as sinéquias se dá pela sua retirada (lise). Ela pode ser realizada durante o seu diagnóstico pela histeroscopia, mas existem casos onde as sinéquias envolvem tratamentos mais complexos como cirurgias. Dependendo do caso, o tratamento pode prosseguir após a cirurgia com o uso de hormônios.

As chances de gravidez após o tratamento para retirada das sinéquias são mais altas e muitas pacientes obtêm sucesso, mas as taxas de sucesso dependem da gravidade de cada caso e de como a cavidade uterina foi afetada.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta