cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Sinais do trabalho de parto

28 de janeiro de 2015

 

Conforme a fase final da gravidez vai se aproximando, as mamães começam a ficar cada vez mais ansiosas para a chegada do bebê. O médico responsável pelo acompanhamento da gestação dará todas as informações necessárias para que elas se preparem para o momento do parto, mas mesmo assim, enquanto algumas mulheres vão reconhecer facilmente quais são os sinais do trabalho de parto, outras podem confundi-los com sintomas como azia e dores lombares.

Os primeiros sinais do trabalho de parto variam de mulher para mulher, por isso não existe um “momento certo” para eles começarem. No geral, o corpo vai preparando a gestante, aos poucos, para a hora do parto. Os principais sinais do trabalho de parto normal ocorrem a partir da 37º semana de gravidez, enquanto os partos prematuros podem apresentar sinais diferentes entre as 20 e 37 semanas de gestação. Eles podem durar poucas horas ou até dias.

Quais são os principais sinais que indicam que a gestante está entrando em trabalho de parto?*

  • O colo do útero da gestante ficará cada vez mais fino, macio e até mesmo “apagado” e dilatado (10 centímetros, no máximo). A dilatação só consegue ser observada pelo médico através do exame de toque e, por vezes, ela pode acontecer sem que o trabalho de parto comece de verdade.
  • As contrações acontecem em intervalos regulares e cada vez mais curtos, ficando mais intensas conforme os dias passam. Com a aproximação do trabalho de parto, as contrações podem ocorrer a cada 10 ou 20 minutos.
  • A gestante pode ter dores na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual.
  • É possível notar uma secreção de muco amarronzada com vestígios de sangue que servia para cobrir o colo do útero. Se o “tampão de muco” sair, o trabalho de parto pode ser iminente ou pode demorar mais uns bons dias. De qualquer jeito, é uma indicação de que as coisas estão caminhando.
  • A bolsa rompe. Mas a futura mamãe só estará em trabalho de parto se as contrações também estiverem presentes. Caso ela não tenha contrações mesmo após o rompimento da bolsa, ela provavelmente terá que passar por uma indução ou uma cesariana depois de algumas horas, já que o bebê corre mais riscos de contrair uma infecção sem a proteção do saco amniótico contra germes.

*Fonte: Brasil Babycenter e Tua Saúde.

O que fazer? Quando é hora de ligar para o médico?

Se você tiver qualquer dúvida em relação ao nascimento do bebê ou achar que está entrando em trabalho de parto, ligue para seu médico imediatamente. É provável que ele já tenha explicado tudo o que você precisa fazer, mas mesmo assim ele ainda será o profissional mais indicado para dar qualquer orientação a mais que você precise.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta