cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Quais exames são pedidos no terceiro trimestre da gravidez?

17 de junho de 2016

 

Os exames do terceiro trimestre da gravidez servem para verificar o desenvolvimento do bebê e a saúde da gestante; assim, o médico pode se certificar de que não haverá problemas durante o parto. O mais comum é que, a partir do oitavo mês de gestação, o médico os retornos ao médico sejam feitos de duas em duas semanas – ou mesmo consultas semanais.

O terceiro trimestre compreende da 27ª semana de gestação até o nascimento do bebê. Nessa fase final, a mulher pode ter alguns incômodos como falta de ar, insônia ou dor nas costas, portanto é uma época para se preparar para o parto, pensar em qual dia dará início à licença-maternidade, preparar as malas com o que levar para a maternidade e cuidar dos últimos detalhes em relação ao enxoval do bebê.

Exames que devem ser realizados no terceiro trimestre de gravidez

Os exames que devem ser realizados no terceiro trimestre de gravidez incluem:

  • Aferição da pressão arterial: é realizado em todas as consultas porque avalia se a mulher está com a pressão muito alta (problema que pode levar ao parto prematuro).
  • Medição da altura da barriga: serve para verificar o tamanho do útero e também deve ser realizado em todas as consultas.
  • Ultrassom obstétrico: verifica como está o líquido aminótico, a placenta, o desenvolvimento do bebê e a posição do bebê.
  • Urina e urocultura: serve para diagnosticar a infecção urinária (doença que pode levar ao parto prematuro se não for devidamente tratada).
  • Cardiotocografia: indicada para monitorar as contrações, os movimentos e os batimentos cardíacos do bebê.
  • Pesquisa da bactéria estreptococo B na secreção vaginal: é feito na 35ª semana de gestação e serve para avaliar infecções vaginais que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê ou provocar o parto prematuro.
  • Perfil biofísico fetal: deve ser realizado a partir da 28ª semana de gestação. Avalia o líquido amniótico, movimentos físicos e respiratórios do bebê e a frequência cardíaca do bebê.

Fonte/referência: Tua Saúde

O obstetra poderá solicitar outros exames, dependendo do histórico de saúde da gestante. Os exames de sangue podem ser repetidos para monitorar a saúde da gestante ou detectar doenças como toxoplasmose, rubéola, hepatite B, HIV ou sífilis.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta