cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Quais exames são necessários para a avaliação da fertilidade?

22 de julho de 2015

 

Os exames são ferramentas essenciais para que o médico consiga identificar a causa da infertilidade e propor um tratamento adequado, porém o diagnóstico da infertilidade é feito clinicamente considerando o tempo em que o casal está tentando engravidar e se baseando na idade da mulher e no histórico de doenças imunológicas ou genéticas.

Alguns exames podem ser feitos para avaliar a fertilidade do casal. Exames de sangue podem informar como estão os hormônios essenciais para a produção de espermatozoides, nos homens, e liberação de óvulos, nas mulheres. Na mesma coleta, exames gerais e sorologias (HIV, sífilis, hepatites, HTLV) devem ser testados para avaliação do estado geral dos pacientes, além de fornecer informações que podem ser particularidades importantes para os procedimentos médicos em um eventual tratamento.

Exames de imagem, como ultrassonografia da pelve (útero e ovários) ou até mesmo Ressonância Magnética Nuclear (RMN), serão importantes para a avaliação de miomas, endometriose ou outros fatores anatômicos que podem influenciar na fertilidade.

Exames de imagem que mostram o útero por dentro também devem ser feitos. O mais conhecido deles é a histerossalpingografia: exame que tem como vantagem a capacidade de mostrar o formato do útero e das trompas, além de indicar se as trompas estão abertas para a passagem de óvulos e espermatozoides.

Muitas pacientes reclamam de ser um exame mais dolorido, mas, quando é feito de maneira adequada e cuidadosa, pode ser um exame bastante tranquilo. A cavidade uterina também pode ser avaliada pela histeroscopia, porém esse exame não conseguirá avaliar as trompas.

O espermograma do marido também é um exame fundamental. Ele mostrará a quantidade e a qualidade dos espermatozoides.

Eventualmente, exames mais específicos podem ser solicitados. Investigação de causas de aborto, investigação da parte imunológica e genética. No entanto, são exames solicitados em situações mais específicas, posteriormente avaliadas pelo médico.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta