cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Quais cuidados devo ter com um recém-nascido?

11 de abril de 2014

 

Para quem é mamãe de primeira viagem (ou até mesmo quem deu a luz ao segundo filho), é normal ter uma série de dúvidas a respeito dos cuidados que um recém-nascido precisa. A Engravida separou algumas informações para que você saiba exatamente o que fazer nos primeiros dias de vida do seu bebê!

O choro:

O bebê pode chorar por diversos motivos: fome, frio, calor, frauda suja, incômodo com barulhos ou com a luz do quarto etc. Em todos os casos, ele está desconfortável com determinada situação ou quer alguma coisa. A mãe precisa identificar o que o filho precisa quando começa a chorar e dar o máximo de atenção a ele. Com o tempo os choros tendem a diminuir.

As cólicas:

As cólicas são comuns em bebês até os três meses de idade. A mãe pode aliviar esse desconforto dando um banho morno no filho, fazendo uma compressa com uma bolsa térmica com água morna e massageando sua barriga. O melhor remédio é o leite materno, pois acalma a criança. Medicamentos só devem ser usados como última opção – sempre com indicação de um pediatra.

A alimentação:

A recomendação é que a mãe amamente seu filho com o leite materno até os 6 meses meses de idade. O leite, por si só, já nutre e hidrata a criança, sem que haja a necessidade de, por exemplo, oferecer água a ela. Assim, o bebê ingere a quantidade necessária de proteínas e calorias, suprindo as suas principais necessidades. Oferecer chás pode causar cólicas (e não diminui-las). O horário para uma nova amamentação deve ser entre duas horas e meia e quatro horas.

O sono:

O recém-nascido passa grande parte do dia dormindo: cerca de 17 horas diárias de sono. Ele acorda quando sente fome ou quando algo lhe incomoda, por exemplo. Este ciclo do sono geralmente permanece durante todo o primeiro mês.

O banho:

A única regra na hora do banho é a temperatura da água: ela deve sempre estar morna. Recomenda-se começar lavando a cabeça do recém-nascido. O sabonete e o xampu devem ser suaves, próprios para bebês. Os banhos devem ser tomados todos os dias – em alguns casos a mãe pode dar dois ou até três banhos no filho.

Os passeios:

Ao passear com o bebê, seja para um passeio perto de casa ou uma ida até a casa dos avós, é necessário prestar atenção no clima e no ambiente no qual a mãe irá levá-lo: o frio e o vento podem ser prejudiciais aos recém-nascidos e ambientes fechados também podem ser um perigo, pois nestes locais as chances dele contrair um resfriado são muito maiores.

O colo:

A melhor maneira de segurá-lo e dando apoio para a cabeça e para as costas. Como o recém-nascido a musculatura no pescoço e os ossos do crânio não estão totalmente formados, o jeito certo de segurá-lo é encaixando a cabeça na dobra do cotovelo e as costas no antebraço.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta. https://www.engravida.com.br

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta