cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Problemas imunológicos podem causar abortos de repetição?

31 de julho de 2014

 

Os abortos podem ser causados por alguns fatores como idade, obesidade, álcool, cigarro e também problemas imunológicos do organismo. Em relação aos casos de ordem imunológica e os abortos de repetição, o problema é mais comum do que se pensa: atinge uma a cada 300 gestações e muitas vezes o casal tem não conhecimento dessa condição até que as interrupções se repitam mais vezes do que o normal (três ou mais vezes).

Durante muito tempo, os abortos espontâneos ou involuntários eram analisados como uma perda totalmente acidental, mas hoje em dia, com novos estudos e novas técnicas de reprodução, a verdade é que alguns casos de gravidez interrompida podem ser caracterizados como problemas imunológicos.

Quando um embrião é implantado no útero da mulher, a resposta natural do organismo é tratá-lo como um corpo estranho e começar com um processo para expulsá-lo. Em uma gravidez normal, o sistema imunológico “protege” o feto contra a reação do organismo em rejeitá-lo e ainda auxilia no crescimento e desenvolvimento do bebê.

Algumas mulheres não conseguem desenvolver esse mecanismo de defesa e a situação vai se agravando a cada nova tentativa de gravidez. O mesmo vale para os tratamentos por reprodução assistida, como a Fertilização in Vitro, por exemplo.

A prevenção deve acontecer durante o planejamento pré-gravidez. Qualquer problema ou risco de aborto aloimune (que acontece quando o organismo não cria um mecanismo de defesa para evitar a rejeição do embrião) deve ser identificado e tratado antes da mulher engravidar.

Tanto o homem, quanto a mulher devem fazer os exames necessários para avaliar se possuem o risco de desenvolver o problema – isso porque uma das causas de aborto por problemas imunológicos está na compatibilidade imunológica: os componentes genéticos do casal podem ser muito semelhantes ou muito diferentes, resultado em problemas de desenvolvimento do feto.

Uma das formas de tratar o problema é o uso de uma vacina à base de linfócitos (um tipo de glóbulo branco presente no sangue): os linfócitos do pai são aplicados no organismo da mãe antes da gestação para que o embrião seja reconhecido quando chegar ao útero materno e reforçar a resposta imunológica adequada.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta