cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Principais dúvidas sobre o uso do Utrogestan na gravidez

16 de junho de 2016

 

O Utrogestan é utilizado para suplementar a quantidade de progesterona do organismo nos casos em que ocorre deficiência da produção desse hormônio pelos ovários. Muitas mulheres fazem uso desde medicamento por indicação de um médico para reter abortos involuntários causados pela deficiência de progesterona.

Recebemos muitas perguntas sobre Utrogestan em nosso blog (Gravidez: Em quais situações posso usar o Utrogestan?). Fomos atrás de algumas respostas, confira abaixo:

P.S.: Siga à risca as recomendações do seu médico e, se tiver alguma dúvida, não deixe de esclarecer com ele.

– Quais as indicações do Utrogestan na gravidez?

O Utrogestan, usado por via vaginal, é indicado para:

  • Suporte de progesterona durante a insuficiência ovariana ou carência ovariana completa de mulheres com diminuição da função ovariana (doação de oócitos);
  • Suplementação da fase lútea durante ciclos de fertilização in vitro ou ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides);
  • Suplementação da fase lútea durante ciclos espontâneos ou induzidos (uso de indutores da ovulação), em caso de subfertilidade ou infertilidade (dificuldade de engravidar) primária ou secundária particularmente devido à anovulação (suspenção ou cessação da ovulação);
  • Ameaça de aborto precoce ou prevenção de aborto devido à insuficiência lútea (durante os primeiros três meses de gravidez).

Fonte: Bula do medicamento

– Posso usar o Utrogestan por conta própria?

R: Não. É muito arriscado fazer o uso desse medicamento sem a indicação de um médico, principalmente porque você precisa saber qual é a dosagem correta (identificada por exames de sangue) e se você apresenta contra indicações. Não indicamos o uso por conta própria.

– Como saber a dosagem correta?

R: O exame de sangue é feito para descobrir qual é a quantidade de progesterona que seu organismo apresenta. Após o resultado do exame, o médico poderá te indicar a dosagem certa, caso você apresente deficiência na produção desse hormônio. Consulte SEMPRE seu médico. Obrigado.

– O Utrogestan ajuda quem já teve casos de aborto?

R: Utrogestan não trata todas as causas de aborto espontâneo precoce e, particularmente, não tem ação sobre abortos provenientes de problemas genéticos, os quais correspondem a mais da metade das causas de aborto. Quem tem histórico de abortos deve procurar um ginecologista/obstetra em gestação de risco.

– Como devo usá-lo?

R: Seu médico determinará qual via de administração (oral ou vaginal) é a mais apropriada para seu caso e, ainda, poderá modificar a dose e a duração do tratamento de acordo com a indicação considerada e a eficácia do Utrogestan.

  • Via oral: Recomenda-se que a administração seja feita com um copo d’água, longe das refeições (com o estômago vazio), preferencialmente à noite, antes de dormir.
  • Via vaginal: Cada cápsula gelatinosa deve ser introduzida profundamente na vagina.

– Posso usar dois comprimidos no mesmo dia?

R: Isso vai depender da dose indicada pelo médico. Algumas mulheres precisam tomá-lo em duas ou três doses durante o dia.

– O Utrogestan pode ser usado durante toda a gestação?

R: Utrogestan pode ser utilizado durante toda a gravidez desde que sob prescrição médica.

– Qual dose devo tomar?

R: Antes de tomar o Utrogestran, faça o exame de dosagem. Assim, o médico pode diagnosticar a dose correta. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

– Posso trabalhar durante o uso do Utrogestran?

R: É indicado que a paciente faça muito repouso e beba bastante liquido. Não é recomendável dirigir ou operar máquinas após a administração do Utrogestan.

– Estou usando o Utrogestan há uma semana e meia, é normal ter cobrimento branco?

R: Sim, é normal sair corrimento branco ou mesmo partes do remédio. (Dica da leitora Anyelle.)

– O Utrogestan deixa a barriga inchada?

R: Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam Utrogestan): cansaço, inchaço, dor de cabeça, alterações no peso, alterações no apetite (diminuição ou perda), metrorragia (sangramento vaginal intenso), inchaço abdominal e período menstrual irregular. Sonolência pode ocorrer de 1 a 3 horas após a ingestão deste produto.

– Quais são as contraindicações e riscos de Utrogestan?

Você não deve administrar Utrogestan nas seguintes situações:

  • Câncer de mama ou dos órgãos genitais;
  • Sangramento genital de origem não determinada (sangramento sem causa definida);
  • Acidente vascular cerebral (derrame);
  • Doenças do fígado;
  • Aborto incompleto (permanência de restos no útero da gestação);
  • Câncer do fígado;
  • Doenças tromboembólicas (deslocamento de coágulo de sangue no interior do vaso);
  • Tromboflebite (presença de um coágulo sanguíneo nos vasos com inflamação);
  • Porfiria (doença metabólica do sangue);
  • Hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula.

Fonte: Bula do medicamento

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta