cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Poluição causa infertilidade?

1 de fevereiro de 2016

 

A poluição do ar é um dos grandes vilões para a saúde de homens e mulheres, principalmente para quem mora nas grandes metrópoles mundiais. Em longo prazo a má qualidade do ar pode causar problemas respiratórios, problemas de saúde como infarto e até mesmo problemas na saúde reprodutiva, levando à infertilidade.

Para as mulheres, ainda não há comprovação dos efeitos que a poluição atmosférica tem para a fertilidade, mas o que se sabe é que a exposição aos poluentes durante a gravidez leva a um maior risco de aborto espontâneo e natimorto. Mesmo assim, não se pode eliminar ou ignorar a possibilidade de haver uma relação próxima entre poluição e fertilidade feminina.

As maiores consequências da poluição do ar são para a fertilidade masculina. Além de estresse, tabagismo, obesidade, uso de anabolizantes, entre outros fatores que provocam infertilidade masculina, o ato de inalar os gases tóxicos das vias públicas diariamente interfere na qualidade do sêmen.

Essa situação é muito comum em homens que ficam expostos à poluição durante todo o dia, como motoristas de ônibus, taxistas e motoboys, mas até mesmo o trajeto feito durante a casa e o trabalho já é suficiente para causar alguma alteração. Por outro lado, é importante considerar que a reação a essa exposição é particular a cada organismo e que nem todos os homens terão dificuldades para engravidar suas parceiras.

A questão foi estudada em uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 2010. Dos 750 homens que participaram do estudo, 500 apresentaram algum problema de fertilidade causado pela poluição. A hipótese é que aqueles que respiram muita poluição urbana têm uma maior concentração de radicais livres no sangue, que tendem a deixar o espermatozoide mais lento e causar um esperma em qualidade inferior. Além disso, os radicais livres em excesso fariam os testículos identificar o espermatozoide como uma célula invasora, que seria “atacado” pelo mecanismo imunológico no organismo.

Ao identificar dificuldades para engravidar, consulte um médico especialista no assunto para aumentar as chances da gravidez acontecer.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta