cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Planejamento da gravidez: o pai também precisa ter cuidados com a saúde

17 de agosto de 2016

 

Planejar a gravidez e a chegada do bebê é fundamental, seja nos tratamentos para combater a infertilidade ou para uma gestação natural. Não são apenas as futuras mães que devem preparar o corpo para a gestação – o homem que sonha em ser pai também precisa ter alguns cuidados extras para “turbinar” os espermatozoides.

Os homens que desejam ser pais devem ter os mesmos cuidados que as mulheres em relação à saúde durante o planejamento da gravidez: melhorar a alimentação, praticar exercícios físicos moderados, parar de fumar, diminuir o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, diminuir a sobrecarga emocional (estresse e ansiedade), entre outros.

Alguns homens podem até mesmo tomam ácido fólico, vitamina do complexo B que ajuda a produzir espermatozoides mais fortes e velozes. Isso porque a infertilidade ou subfertilidade masculina, ou seja, a dificuldade que um homem tem para engravidar sua parceira, geralmente está relacionada com a quantidade ou qualidade de seus espermatozoides.

Os casos de infertilidade masculina cresceram nos últimos anos. Atualmente, estima-se que a qualidade ruim do esperma corresponde a 50% dos casos de infertilidade entre casais em idade reprodutiva. De modo geral, os gametas masculinos podem sofrer alterações ou terem sua produção comprometida devido a causas como obesidade, colesterol alto, uso de anabolizantes ou mesmo causas “modernas”, como uso de notebooks e laptops de colo, poluição do ar e o hábito de guardar o celular no bolso da calça (a meio metro ou menos da zona da virilha).

Muitas vezes, o problema não é apenas o número de gametas produzidos, mas também a qualidade dos mesmos – que podem apresentar deformações ou problemas de motilidade, prejudicando as chances de alcançarem os óvulos. O indicado é que, inicialmente, o homem mude alguns hábitos que podem ser nocivos à saúde reprodutiva – assim é possível melhorar a qualidade dos espermatozoides.

Dentre eles, inclui-se diminuir o consumo de bebidas alcoólicas (que tem, como consequência, a baixa motilidade dos espermatozoides), diminuir o consumo de açúcares (apesar de não terem efeito direto nos gametas masculinos, os altos níveis de açúcar no sangue podem descontrolar a ação dos hormônios do organismo e afetar o processo de formação dos espermatozoides) e controle do peso (homens com obesidade ou obesidade mórbida apresentam esperma com menor qualidade, se comparados com homens de peso normal).

Caso as mudanças de hábitos não apresentem mudanças, o ideal é consultar um médico especialista e iniciar um tratamento. O espermograma é um exame indicado para verificar a fertilidade do homem, ele mostra a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, bem como se existe alguma alteração nos gametas. Ao identificar possíveis problemas, o casal poderá tratá-los e, assim, garantir uma gravidez mais rápida, confortável e um bebê saudável.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta