cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Para que serve o exame de toque na gravidez?

6 de agosto de 2014

 

Entre os exames que uma gestante realiza durante a gravidez, está o exame de toque, que pode ser indicado – ou não – pelo médico ginecologista. Muitas mulheres podem ter receio deste exame, principalmente as mamães de primeira viagem, e se perguntam se ele ajuda a detectar a gravidez, se é realmente importante durante o pré-natal, se dói etc., por isso a Engravida explica abaixo para que serve o exame de toque na gravidez.

Esse exame é indicado para avaliar o desenvolvimento da gravidez ou a evolução do trabalho de parto. Geralmente é realizado na fase final da gestação, assim é possível verificar a dilatação e a espessura do colo do útero, a posição do bebê e o rompimento da bolsa.

Ao contrário do que algumas mulheres pensam, o exame de toque não serve para detectar a gravidez. Pelo menos, não sozinho. Ele pode ser realizado para complementar o diagnóstico da gestação em conjunto com outros procedimentos como ultrassonografia e exame de sangue Beta-HCG.

Como ele é feito?

O procedimento é feito com a grávida deitada de barriga para cima, com as pernas afastadas e os joelhos dobrados. O médico ginecologista introduz dois dedos e toca o colo do útero.

O exame de toque na gravidez dói?

Algumas mulheres relatam dor durante o exame de toque. Outras, sentem apenas um leve desconforto devido à pressão dos dedos no colo do útero. Em alguns casos, podem ocorrer sangramentos, mas é uma reação normal.

Precauções

Caso o sangramento persista após o exame, a grávida deve procurar imediatamente o seu médico para verificar se está tudo bem.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta