cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

O que é uma pessoa infértil?

1 de dezembro de 2015

 

Saiba o que é uma pessoa infértil, como identificar se você tem algum problema que impede a gravidez e qual é o momento certo para procurar um tratamento.

O que é uma pessoa infértil?

Uma pessoa é considerada infértil quando apresenta alterações ou doenças no sistema reprodutor que diminuem a sua capacidade de ter filhos ou impedem de engravidar por vias naturais. Problemas de ovulação, obstrução tubária e endometriose são alguns dos principais fatores responsáveis por diminuir as chances de gestação. Obesidade ou falta de peso, estresse, ansiedade e idade também são fatores femininos que contribuem para uma mulher ser infértil.

Nos homens, os problemas mais comuns são varicocele (varizes nos testículos), baixa qualidade de espermas, pouca produção de espermatozoides e problemas de ejaculação.

Uma pessoa pode ser infértil em qualquer idade ou fase da vida. Não é incomum encontrar casos de pessoas que não conseguem engravidar de um segundo filho e são diagnosticadas com a chamada infertilidade secundária – que tem os mesmos motivos da infertilidade primária, ou seja, um casal não consegue engravidar ou levar uma gestação até o final após já ter uma gravidez sem dificuldades e bem-sucedida do primeiro filho.

O que é infertilidade?

A infertilidade é identificada quando um casal não consegue a gravidez desejada após um determinado período de tentativas frequentes (que pode ser acima de 12 meses para mulheres com menos de 35 anos ou 6 meses para mulheres com idade superior a 35 anos), adotando uma alimentação equilibrada, longe de álcool ou de substâncias tóxicas e mantendo relações sexuais frequentes sem o uso de métodos contraceptivos.

Estima-se que um em cada seis casais em idade reprodutiva enfrentam dificuldades para engravidar durante as tentativas de gravidez – mas nem sempre os cônjuges são inférteis. Há quem confunda infertilidade com esterilidade. Infertilidade é a dificuldade de engravidar e esterilidade é a incapacidade de gerar células sexuais: óvulos para as mulheres e espermatozoides para os homens.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é dado após uma bateria de exames para identificar onde está o problema – na mulher, no homem ou em ambos. Eles devem ser realizados após um ano sem conseguir engravidar (com exceção de casos de mulheres com mais de 35 anos ou casais). Também existem casos de infertilidade sem causa aparente – ou infertilidade inexplicável – que ocorre quando um casal não apresenta alterações hormonais ou fisiológicas que os impedem de conceber uma criança, mas não conseguem alcançar a maternidade/paternidade. Como tratamento, o médico pode indicar algumas mudanças de hábitos e de alimentação ou indicar que o casal inicie um tratamento específico para conseguir engravidar.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta