cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

O emocional do homem pode atrapalhar sua fertilidade?

27 de abril de 2020

 

Assim como acontece com as mulheres, o estresse e a ansiedade também podem prejudicar a fertilidade dos homens.

Quando um casal está planejando engravidar, é preciso controlar sintomas como estresse e ansiedade para aumentar as chances de ter uma gravidez mais rápida e saudável. De acordo com um estudo americano, o alto nível de estresse faz com que as mulheres tenham 29% menos chance de engravidar a cada mês e duas vezes mais chance de serem consideradas inférteis.

No caso dos homens, o estresse causa problemas de impotência, dificuldades de ejaculação e alterações na qualidade dos espermatozoides. Além do estresse, o consumo de cigarro, álcool e a alimentação incorreta também diminuem a qualidade do sêmen e trazem mais dificuldades para o homem engravidar sua parceria.

Além disso, como os elevados níveis de estresse e ansiedade diminuem a qualidade seminal, um casal pode ter menos sucesso nos resultados de tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro.

Outro estudo foi realizado na Universidade de Sapienza, em Roma, na Itália, e mostrou que o volume seminal e a concentração, contagem e motilidade de espermatozoides sofrem alterações negativas em homens estressados. Essas alterações já estavam presentes em homens que se encontravam em estado de ansiedade e estresse ou se iniciou/se agravou quando eles precisavam ser submetidos a tratamentos de reprodução assistida.

É importante saber que as dificuldades para engravidar são agravadas por aspectos emocionais tanto femininos quanto masculinos, por isso é importante que o homem e a mulher consultem um médico especialista para realizar exames, se necessário, e obter uma melhor orientação para ter uma gravidez tranquila e um bebê saudável.

Infelizmente, não é comum que o parceiro converse sobre infertilidade ou procure realizar testes para verificar se está tudo certo com sua saúde reprodutiva, mas essa conduta deve ser adotada o quanto antes, especialmente se o casal está tentando engravidar a mais de 12 meses e não consegue.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta