cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Mulheres que estão fazendo quimioterapia podem engravidar?

17 de junho de 2015

 

Não. Durante o tratamento com quimioterapia, a paciente deve evitar uma gestação. A quimioterapia pode trazer danos em potencial ao embrião durante o primeiro trimestre da gravidez, quando seus órgãos internos estão em formação – isso inclui, tanto uma gravidez planejada, quanto uma gravidez inesperada.

Embora não existam muitos estudos sobre o assunto, o mais indicado é sempre evitar esse tipo de tratamento para não causar danos à mãe e ao bebê. Por outro lado, alguns estudos mostram que alguns medicamentos quimioterápicos não são nocivos ao feto durante o segundo e o terceiro trimestre da gravidez e também não aumentam o desenvolvimento de doenças relacionadas ao tratamento após o nascimento.

Caso a gravidez tenha pego a paciente de surpresa, é indicado utilizar a quimioterapia apenas após a 15ª semana de gestação. É claro que cada tratamento varia de acordo com o comportamento do tumor, mas, com os cuidados necessários, as chances da gravidez se desenvolver até o seu final é bastante alto.

O final da gestação (dias próximos ao parto) também envolve restrições ao tratamento. Nessa fase, não é indicado fazer sessões de quimioterapia. Algumas opções como o tempo de intervalo para retornar ao tratamento ou a antecipação do parto devem ser conversadas e decididas junto com um médico. Após o nascimento, a quimioterapia também não é indicada, pois muitos medicamentos quimioterápicos e de terapia hormonal podem entrar no leite materno e ser ingeridos pelo bebê.

No geral, o recomendado é que a mulher engravide apenas quando estiver liberada pelo oncologista. Lembre-se sempre de usar ácido fólico por pelo menos três meses antes das tentativas.

Observação: Os tratamentos contra o câncer podem interferir no futuro reprodutivo da paciente e diminuir a sua quantidade de óvulos. É importante conversar com o oncologista antes de iniciar tratamentos deste tipo. Hoje em dia, existem técnicas que permitem preservar a fertilidade através do congelamento de óvulos, por exemplo, antes do início do tratamento.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta