cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Menstruo mais de uma vez por mês. Pode ser infertilidade?

23 de junho de 2016

 

Menstruar duas vezes em um determinado mês não significa necessariamente que a mulher tem algum problema de saúde, mas, caso esse quadro se repita outras vezes, é indicado passar em uma avaliação com um médico para descobrir o motivo dessa irregularidade.

Vamos considerar dois quadros: mulheres que têm ciclos menstruais curtos e mulheres que apresentem irregularidades na menstruação com frequência. Nos ciclos menstruais curtos, pode coincidir que a menstruação ocorra duas vezes no período de um mês (no início do mês e, depois, ao seu final). Já as menstruações irregulares geralmente estão relacionadas com problemas de ovulação que devem ser tratados.

Menstruações irregulares podem ser sinais de infertilidade se houver grandes variações entre os intervalos de cada ciclo. Essa condição também pode prejudicar as tentativas de engravidar, já que será mais difícil reconhecer o período fértil da mulher em ciclos que não tenham a mesma duração. Contudo, o diagnóstico deve ser dado por um médico, após consultas e exames.

As causas podem ser síndrome dos ovários policísticos, miomas, doenças na tireoide ou pólipos endometriais, ou mesmo quadros de obesidade, baixo peso e uso de anticoncepcionais (que levam a ligeiros “escapes”, quando a dosagem da pílula anticoncepcional não está adequada à paciente).

Estresse, alterações emocionais e prática intensa de exercícios físicos também podem deixar o ciclo menstrual irregular, exigindo, assim, mudanças de hábitos. Em outros casos, pode ser que a “segunda menstruação” do mês seja uma gravidez, pois, quando o óvulo fertilizado é implantado na parede do útero, ocorre um leve sangramento com duração de um ou dois dias.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta