cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Ler em voz alta ajuda a estimular o cérebro dos bebês

22 de agosto de 2014

 

Nos EUA, a nova recomendação da AAP (American Academy of Pediatrics) é que os pediatras orientem os pais a lerem histórias para seus filhos desde o nascimento. Segundo a Academia, a leitura desenvolvida logo nos primeiros meses de vida da criança traz benefícios futuros e enriquece a linguagem e o raciocínio.

Antigamente, o conselho da leitura para os bebês era sugerido para crianças com três anos ou mais, mas alguns estudos recentes revelaram que boa parte do desenvolvimento do cérebro ocorre antes dos primeiros três anos de vida, então a leitura em voz alta por parte dos pais antes de dormir, assim como músicas e rimas ajudam a criança a desenvolver um vocabulário rico (antes de aprender a ler e escrever) e melhorar sua saúde futura.

Um exemplo prático realizado pela psicóloga Susan Neuman, da Universidade de Nova York, através da tecnologia eyes-tracking é que uma criança de 14 meses já é capaz de identificar se um livro está de ponta-cabeça ou não.

É importante estabelecer uma rotina e que o bebê associe a linguagem e as imagens com aconchego e alegria. Em outras palavras, a leitura precisa estar relacionada com boas sensações na criança.

Para essa hora, as recomendações são:

– Procure uma história curta, mas com um roteiro empolgante que te permita usar expressões na voz na leitura.

– Selecione sempre livros com ilustrações grandes e coloridas para que a criança consiga associar o desenho ou foto com nome do objeto, animal etc.

– Escolha um local apropriado para garantir o conforto e o desenvolvimento da interação com o bebê.

Fontes/adaptação: Estadão e Unimed.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta