cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Infertilidade masculina: O que é azoospermia?

17 de setembro de 2015

 

Créditos da imagem: womansday.com.au

A infertilidade não é um problema exclusivamente feminino. Os homens também podem enfrentar problemas para engravidar suas parceiras e uma das causas é a azoospermia. A azoospermia pode ter diferentes causas e diagnosticá-la é fundamental para determinar o tratamento mais adequado para alcançar a gravidez.

O que é azoospermia?

Azoospermia é uma situação caracterizada pela falta de espermatozoides no sêmen. Diversos são os motivos da azoospermia como, por exemplo, alterações genéticas ou alterações hormonais.

Há casos em que o homem fabrica espermatozoides, mas eles não são liberados na ejaculação ou casos em que ele não fabrica espermatozoides devido a algum problema congênito. A ausência total de espermatozoides é uma importante causa de infertilidade masculina.

Dessa forma, a azoospermia é classificada em duas formas:

Azoospermia não obstrutiva: É a falta de produção de espermatozoides pelos testículos, geralmente causada por defeitos congénitos dos testículos ou danos sofridos por estes.

Azoospermia obstrutiva: Trata-se do bloqueamento do sistema de transporte do esperma. Pode ser ocasionada por vasectomia, canais deferentes, danos nos testículos ou anormalidades do epidídimo.

Diagnóstico

Para diagnóstico, é realizado um exame de laboratório (espermograma) para análise do sêmen. O exame é capaz de apontar se existem ou não espermatozoides no líquido seminal e verificar a quantidade/qualidade dos mesmos.

Homens que fabricam espermatozoides, mas não os liberam na ejaculação podem apresentar cunículos obstruídos, resultantes de procedimentos cirúrgicos anteriores. Nesse caso, o homem pode ter sua azoospermia corrigida por meio de cirurgia. Caso não haja antecedente cirúrgico, a melhor opção é a Fertilização in Vitro com punção do testículo ou do canalículo para conseguir os retirar os espermatozoides.

O tratamento para homens que não fabricam espermatozoides pode incluir reposição hormonal. Em outras situações em que os espermatozoides não são fabricados devido a alterações genéticas, caso haja o desejo de engravidar a parceira por meio da FIV, pode ser indicado o uso de sêmen de doador.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta