cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Infertilidade após o primeiro filho?

16 de julho de 2015

 

A infertilidade é definida quando o casal não consegue a gravidez desejada após um ano de tentativas e pode atingir homens e mulheres em qualquer idade ao longo da sua vida reprodutiva. Muitos casais podem apresentar sinais de infertilidade após o primeiro filho e enfrentar algumas dificuldades para engravidar novamente. Os casos de infertilidade secundária (termo usado para casais que já tiveram o primeiro filho, mas não conseguem ter uma segunda gestação) são tão comuns quanto os casos de fertilidade primária (dificuldade para engravidar do primeiro filho).

A infertilidade secundária é identificada quando a mulher não consegue engravidar ou levar uma gestação até o final após já ter uma gravidez sem dificuldades e bem-sucedida do primeiro filho. Os fatores que causam a fertilidade primária e a secundária são semelhantes e os responsáveis pelas dificuldades para engravidar podem ser tanto as mulheres quanto os homens.

Fatores femininos para a infertilidade secundária:

Problemas de ovulação, menstruações irregulares, inflamações no ovário, inflamação/infecção das trompas, endometriose, menopausa precoce e idade avançada (após os 35 anos, a fertilidade feminina tende a diminuir).

Fatores masculinos para a infertilidade secundária:

Varicocele (varizes nos testículos), baixa qualidade de espermas, pouca produção de espermatozoides e problemas de ejaculação.

Tratamento

Os casais afetados pela infertilidade secundária nem sempre procuram por tratamentos de fertilidade já que, uma vez que engravidaram anteriormente com facilidade, é comum pensar que não há motivos para preocupações e que devem apenas continuar tentando – o que pode gerar certa frustração.

Caso isso ocorra, é necessário buscar orientação de um profissional especializado. O momento de buscar orientação médica, assim como nos casos de infertilidade primária, deve ocorrer se:

  • A mulher tem ciclos menstruais irregulares;
  • A mulher tem menos de 35 anos e não engravidou após um ano de tentativas;
  • A mulher tem mais de 35 anos e não engravidou dentro de um período de seis meses, mantendo relações sexuais frequentes;
  • O casal tem histórico de dois ou mais abortos espontâneos;
  • O casal possui alguma doença sexualmente transmissível;

O estilo de vida e os hábitos do casal também podem dificultar a gravidez do segundo filho. As causas mais comuns são uso de drogas, consumo de álcool e excesso de peso.

Para tratar a infertilidade secundária, tanto a mulher quanto o homem precisam passar pela avaliação de um especialista em fertilidade. A infertilidade secundária pode ser diagnosticada e tratada com mudanças de hábitos ou com os métodos de reprodução assistida: inseminação artificial ou fertilização in vitro.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta