cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Infecção urinária é comum durante a gravidez

16 de março de 2020

 

Os hormônios da gravidez deixam as mulheres mais suscetíveis a infecções do trato urinário (rins, ureter, bexiga ou uretra). A infecção é causada por bactérias da pele, da vagina ou do ânus que acabam passando pela uretra, e acontece com mais frequência durante a gestação porque os músculos do ureter se afrouxam e diminuem o fluxo de urina dos rins para a bexiga – assim as bactérias têm mais tempo de se multiplicar antes de ser eliminadas do corpo. O mesmo acontece à medida em que o útero cresce.

Estima-se que entre 15% e 20% das grávidas terão infecção urinária ao menos uma vez durante os 9 meses de gestação. Os sintomas da infecção urinária podem passar despercebidos, mas, assim que forem identificados pela mulher, será necessário consultar seu médico e iniciar um tratamento.

Os sintomas da infecção urinária são:

  • Dor na pelve, no baixo ventre ou dor do lado
  • Febre baixa persistente (entre 37,5ºC e 38ºC)
  • Queimação
  • Vontade frequente de urinar
  • Urina com sangue, pus ou cheiro forte
  • Dor durante a relação sexual

Existem casos em que a infecção é assintomática, por isso é importante fazer exames de urina durante a gravidez para detectar a presença de possíveis bactérias. Após a realização dos exames indicados por um médico, o problema pode ser tratado com o uso de antibióticos.

Se for bem tratada, a infecção urinária não traz riscos ao bebê, mas se a condição se agravar, ela traz alguns riscos para o bebê, como parto prematuro ou aborto involuntário, por exemplo.

Se você perceber qualquer sintoma, fale com o seu ginecologista.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta