cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Existem alimentos que prejudicam a fertilidade?

4 de março de 2015

 

Ainda não podemos dizer que algum alimento cause infertilidade (feminina e masculina). Pelo menos não diretamente. Mas sabe-se que infertilidade pode ser causada por fatores variados, tais como desequilíbrios hormonais, infecções no sistema reprodutor, doenças sexualmente transmissíveis e maus hábitos, como uma alimentação inadequada.

Alimentos ricos em colesterol, gorduras trans e açúcar podem comprometer a fertilidade. A ingestão de quantidades elevadas de açúcar (como doces e refrigerantes) pode prejudicar a produção de hormônios reprodutivos, causando problemas de ovulação e ciclos menstruais desregulados. Bebidas como café, chá mate e outros derivados da cola em geral podem ser prejudiciais para a mobilidade dos espermatozoides, que tendem a ficarem mais lentos.

Uma dieta desregulada pode causar graves problemas como obesidade, baixo peso e até mesmo doenças propriamente femininas como a endometriose que podem interferir na saúde do sistema reprodutor e levar a infertilidade.

Mulheres com o peso abaixo do ideal podem não conseguir engravidar porque a desnutrição prejudica o processo de ovulação. No caso da obesidade, ocorre o mau funcionamento de hormônios como a insulina e o estrógeno, desregulando a ovulação e menstruação, principalmente em pacientes com síndrome dos ovários policísticos.

Promover uma mudança na alimentação, muitas vezes, ajuda (e muito!) a mulher engravidar. Isso não significa que a alimentação adequada facilite imediatamente as chances de o casal engravidar, pois pode demorar um pouco para que a mudança nos hábitos alimentares reequilibre seu organismo, mas é o primeiro passo.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta