cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Estou acima do peso, posso engravidar?

4 de setembro de 2015

 

Geralmente, estar “acima do peso” não diminui as chances de gravidez e nem afeta a saúde reprodutiva feminina, porém a obesidade pode causar até três vezes mais dificuldades para engravidar, além de causar complicações para a mãe e para o bebê durante a gestação.

No geral, é possível ter uma gravidez bem-sucedida, independente do peso, porém os cuidados que as mulheres obesas deverão ter para manter e desenvolver a saúde da gestação são maiores, se comparados a gestantes com peso normal.

Mulheres com o peso elevado apresentam deficiência de nutrientes importantes para a gestação: 40% das obesas em idade fértil são deficientes em ferro, 24% em ácido fólico e 4% em vitamina B12. Isso ocorre, entre outros fatores, devido à má alimentação – que é pobre em valores nutritivos.

Outro fator é que o consumo em excesso de alimentos processados, ricos em calorias, açúcar e sódio também pode comprometer o funcionamento dos hormônios.

A obesidade prejudica o bom funcionamento de hormônios como a insulina (que pode levar à Síndrome dos Ovários Policísticos) e o estrógeno (fundamental para regular a ovulação).

Ao decorrer da gestação, grávidas com qualquer peso correm o risco de desenvolver problemas como diabete gestacional e hipertensão, mas obesidade aumenta a incidência desses problemas. A gestação de mulheres obesas também pode reduzir a oferta de nutrientes e oxigênio ao feto.

Estabelecer um estilo de vida com hábitos saudáveis antes das tentativas de engravidar pode minimizar os efeitos do peso elevado durante a gestação e o aparecimento de doenças. A recomendação é adotar uma dieta com cereais fortificados, frutas, legumes, proteínas magras e carboidratos de boa qualidade.

Para uma gestação saudável, é necessário o acompanhamento médico desde o planejamento da gravidez.


Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta