cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

É possível escolher o sexo do bebê?

14 de agosto de 2015

 

Escolher o sexo do bebê é um desejo que alguns futuros papais e mamães têm. É muito comum que as mulheres sigam dicas e simpatias para engravidar de um menino ou de uma menina, mas, infelizmente, não existem provas científicas de que elas realmente funcionem. Os métodos mais populares que prometem aumentar as chances de escolher o sexo do bebê envolvem fatores como a alimentação, a posição da mulher durante a relação sexual, a data em que ocorre a fecundação, entre outros.

A seguir, separamos alguns desses métodos:

Existem dicas e superstições relacionadas com a alimentação, apontando que, para engravidar de um menino, é necessário manter o consumo de alimentos ricos em sódio e potássio, pois esse tipo de alimentação altera o pH sanguíneo, favorecendo a concepção de um menino. Já para meninas, os alimentos devem ser ricos em cálcio e magnésio e, nos caso dos homens, o consumo de bebidas com cafeína deve ser evitado.

O período no qual o casal tem relação sexual é a única tática que apresenta certo embasamento científico. O espermatozoide que carrega o cromossomo X (feminino) é mais lento e mais “pesado” que o cromossomo Y (masculino), porém é mais resistente a um ambiente ácido na vagina, por exemplo, sobrevivendo por mais tempo.

Dessa forma, se o casal tem relação sexual antes da ovulação, o espermatozoide feminino teria mais chances de ficar “esperando” o óvulo ser liberado para a fecundação. E, ao ter relação sexual após a ovulação, o espermatozoide masculino, por ser mais rápido e leve, chegaria primeiro até o óvulo, aumentando as chances de ter um menino.

Como identificar os dias mais férteis para engravidar? Clique aqui.

Mas tudo isso são probabilidades, claro.

A única forma em que realmente é possível de escolher o sexo do bebê é através de Reprodução Assistida. A Fertilização in Vitro possui uma técnica chamada Biópsia Pré-implantacional na qual é possível escolher o sexo do bebê de acordo com a seleção dos embriões. No entanto, essa prática só é permitida pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho de Ética Médica quando é identificada a presença de doenças genéticas no embrião, relacionadas ao sexo do bebê.

Saiba mais: É possível escolher o sexo do bebê na Fertilização in Vitro?

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta