cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Como identificar o período fértil em ciclos menstruais irregulares?

10 de dezembro de 2014

 

O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação e termina no primeiro dia da menstruação seguinte. Dura, em média, 28 dias, podendo ter variações em outras mulheres com períodos mais curtos (de até 21 dias) ou ciclos mais longos (de até 35 dias).

Mulheres com menstruações regulares possuem mais facilidade para identificar seu período fértil através de uma tabelinha e aumentar as chances de gravidez, tendo relações sexuais durante essa fase. Por outro lado, mulheres com ciclos e menstruações irregulares apresentam maiores dificuldades para seguir essa “regra”, porém existem outras maneiras da futura grávida saber qual é o seu dia mais fértil para a fecundação.

Nas farmácias, é possível encontrar testes de ovulação que detectam o “pico” do LH (hormônio luteinizante que controla a ovulação) na urina de 24 a 36 horas antes da ovulação começar. Assim, quando a dosagem do LH se eleva, é porque a ovulação está para acontecer. No entanto, o resultado do teste pode apresentar os chamados “falsos positivos”.

A temperatura basal também ajuda a mulher a perceber quando será a sua próxima ovulação, considerando as mudanças de temperatura que o organismo apresenta nesse momento. Conforme a mulher vai se aproximando do período mais alto da ovulação, a temperatura do seu corpo sobe discretamente. A melhor temperatura para a fecundação é em torno de 37ºC (após as duas primeiras semanas do ciclo menstrual, onde a progesterona “aquece o corpo”), ou seja, quanto mais próxima a este número a temperatura do corpo estiver, melhor será para a concepção.

Outro método de identificar se a ovulação está próxima de acontecer é através do muco vaginal. O muco vaginal pode surgir na calcinha de forma mais grossa e amarelada. É chamado de muco fértil, pois favorece a mobilidade dos espermatozoides em direção ao útero e às trompas.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta