cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Como funciona a doação de óvulos e esperma?

14 de janeiro de 2015

 

Uma prática bastante procurada por casais inférteis que desejam engravidar, casais homoafetivos e mulheres em busca produção independente é a doação de óvulos e esperma. O procedimento é realizado por Inseminação Artificial ou pela técnica de Fertilização in Vitro.

A doação é anônima, sem fins lucrativos e sem custos para os doadores. As informações fenotípicas (características físicas) são coletadas e os futuros pais que buscam por tratamento de fertilização escolhem o material a partir das características físicas disponibilizadas confidencialmente. O doador/doadora e o receptor não se conhecem.

Existe um programa que consiste de uma triagem psicológica, histórico familiar, uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem para que a adoção aprovada. Tudo fica acordado em um termo de consentimento livre e esclarecido.

Doação de óvulos

A doação de óvulos é indicada para mulheres que não possuem função ovariana ou que produzem óvulos em qualidade inadequada. Pacientes em menopausa ou que tiveram os seus óvulos removidos cirurgicamente também podem receber os óvulos durante o tratamento.

A doação é feita por mulheres com menos de 35 anos que se voluntariam em ceder seus óvulos para que ele seja fecundado no útero de outra mulher.

No Brasil não há banco de óvulos, então, geralmente, o procedimento é feito em conjunto com a receptora: a coleta dos óvulos é feita por meio da indução de ovulação com o uso de medicamentos – ao mesmo tempo em que a receptora prepara seu útero para receber o embrião.

Os óvulos são aspirados após 10 dias, com anestesia. Neste mesmo dia, os espermatozoides do homem são coletados e os dois materiais são fecundados em laboratório para, posteriormente, serem transferidos para o útero da receptora.

O procedimento continua sendo confidencial e a doação é anônima. De acordo com a lei, a mãe da criança será a mulher que a carregou em seu ventre durante a gestação.

O que é preciso para ser doadora?

– Ser saudável

– Ter entre 18 e 35 anos

– Não ter doenças genéticas transmissíveis na família

Doação de esperma

A doação de esperma é indicada para homens com ausência total de espermatozoides, menor quantidade ou baixa motilidade e ocorre somente a partir de um banco de sêmen – que pode se encontrado em clínicas de reprodução assistida, pelo Sistema Único de Saúde e em hospitais universitários.

Durante seis meses, o doador de sêmen passa por uma série de exames. Após aprovação, a recomendação é que ele fique de três a sete dias ter uma relação sexual ou sem ejacular e a coleta do sêmen é feita por meio da masturbação. Depois, o material é congelado e armazenado em laboratório. As suas características físicas são coletadas e disponibilizadas para o futuro receptor. Tudo fica acordado em um termo de consentimento livre e esclarecido.

O que é preciso para ser doador?

– Ter até 50 anos de idade

– Não ter nenhuma doença que possa ser transmitida pelo sêmen

– Não ter alguma alteração no sêmen, como baixa quantidade ou motilidade

Leia também:

Doação Compartilhada: Mulheres podem doar óvulos em troca de tratamento de reprodução.

Casais homoafetivos podem ter filhos através de Reprodução Assistida.

– Como a produção independente é realizada?

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta