cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Como evitar malformações congênitas no feto?

2 de junho de 2014

 

Malformação congênita é uma complicação que afeta o bebê durante o seu desenvolvimento no útero da mãe e pode causa defeitos ou mudanças no corpo ou na função de alguns órgãos. Em outras palavras, é caracterizada por um defeito na constituição de algum órgão ou conjunto de órgãos que determine uma anomalia morfológica estrutural (segundo definição da Organização Pan-Americana da Saúde). Geralmente ocorrem no primeiro trimestre da gestação e diversos fatores contam para isso. Veja abaixo como evitar malformações congênitas no feto.

1 – Consulte seu médico

Os cuidados com a saúde devem estar na sua lista de prioridades. Consulte seu médico e faça todos os exames necessários para descobrir se está tudo saudável com o seu corpo e, assim, garantir o perfeito desenvolvimento do seu bebê. Um ponto que deve ser conversado com o médico é se a sua família apresenta histórico de malformações congênitas, pois isso é um fator que pode apresentar riscos de recorrência para uma futura gestação. O tratamento de pré-natal também é de suma importância depois que a gravidez for detectada.

2 – Faça o planejamento correto da gravidez

Planejar todos os passos da gravidez, desde a concepção até o parto, é importante para evitar problemas ou complicações durante os nove meses de gestação. Após conversar com seu médico, verifique as medicações da qual você faz uso, tome cuidado com o corpo e faça o devido controle caso você tenha diabetes ou hipertensão. Uma recomendação é cuidar da saúde bucal antes de estar gerando uma criança, pois a gravidez pode deixar a gengiva e os dentes mais sensíveis. Vale considerar que a idade avançada também influencia no desenvolvimento correto do feto, podendo ocorrer alguma anomalia durante a gestação caso a mulher tenha mais de 35 anos.

3 – Tenha um estilo de vida mais saudável

Hábitos como fumar, usar drogas ou ingerir bebida alcoólica em excesso podem resultar em más formações leves ou graves ao seu bebê (além do risco de aborto espontâneo), portanto, corte esse hábito antes de iniciar as tentativas de engravidar. Evite situações de estresse e procure dormir 8 horas ininterruptas por noite.

4 – Preste atenção na alimentação

Esteja preparada para se alimentar com todas as vitaminas e nutrientes necessários durante o período de gestação para ajudar no desenvolvimento do bebê. Tomar ácido fólico antes e durante a gestação ajuda a prevenir más formações relacionadas com o sistema nervoso e com a coluna da criança. Este nutriente pode ser encontrado em alimentos como fígado, feijão preto, frutas cítricas e legumes de folha verde escura ou em suplementos devidamente indicados por um médico.

5 – Vacine-se

A vacinação é um item importante para evitar malformações congênitas no feto. A mulher deve ser vacinada contra a rubéola, pois esta é uma das principais causas de defeitos no desenvolvimento do feto, relacionados com problemas cardíacos, surdez e retardo mental. Outras doenças como sífilis, toxoplasmose, hepatite e AIDS também representam perigo para as grávidas.

6 – Demais cuidados

Durante a gestação se deve evitar temperaturas muito altas, principalmente em saunas e banheiras quentes. Exercícios físicos leves a moderados ajudam a mulher a se preparar para o parto.

Observações:

Consanguinidade é um dos fatores que determinam risco de doenças, já que os casais consanguíneos podem compartilhar um ou mais genes recessivos. Quanto maior for o grau de parentesco do casal, maior o risco calculado.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta