cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Chupeta: Usar ou não usar?

3 de setembro de 2014

 

O uso de chupetas é um método usado pelas mães para acalmar os bebês. O mesmo vale para a sucção dos dedos. Isso acaba por se tornar uma grande dúvida na vida das mamães (de primeira viagem ou não): “Devo dar chupeta para o meu filho?” ou “O que fazer para tirar a chupeta da criança no futuro?”. Para responder quais são os benefícios e malefícios da chupeta, a Engravida esclarece algumas dúvidas.

A sucção nutritiva, realizada durante a amamentação, cumpre importante função para atender as necessidades alimentares do bebê e, justamente por isso, está associada com prazer, relaxamento e tranquilidade. O movimento de sucção não-nutritiva (no caso, a chupeta), fora do horário da alimentação, também traz sensações de prazer e ajuda a relaxar a criança em momentos de estresse, crises de choro, na hora de dormir etc.

Durante as crises de choro dos recém-nascidos, por exemplo, a mãe tende a oferecer o uso da chupeta na tentativa de tranquilizar o filho. O problema é que o uso prolongado causa não apenas uma dependência emocional, mas também pode provocar problemas de desenvolvimento bucal e alterações da arcada dentária. Como consequência à sucção, a criança pode apresentar dificuldades na fala, na mastigação e problemas respiratórios.

Em alguns casos, o bebê passa a rejeitar o leite materno e deixar de sugar o peito da mãe. A sucção da chupeta é diferente da sucção da amamentação – e também mais fácil –, por isso a criança pode ter dificuldades em retirar o leite do peito e não conseguirá se alimentar direito, levando ao desmame precoce.

Para “tirar” a chupeta de uma criança, é necessário ter paciência e carinho. O corte deve ocorrer aos poucos e gradativamente; a remoção imediata pode levar a outros problemas como sucção dos dedos, morder objetos ou roer unhas. Uma dica é permitir o seu uso somente na hora de dormir, por exemplo, até conseguir cortar este habito completamente.

No geral, antes de oferecer a chupeta para os recém-nascidos, as mamães devem pensar nas consequências que o seu uso prolongado pode causar e nas dificuldades de tirá-la dos filhos.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta