cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

Causas da menstruação atrasada (que não são gravidez)

6 de julho de 2016

 

Para quem não está com planos de engravidar (está em idade fértil e tem vida sexual ativa), o atraso menstrual pode preocupar bastante, principalmente se vem acompanhado de enjoos, sensibilidade nas mamas, cólicas e cansaço. Essa é a primeira suspeita de uma gravidez. Mas, para as mulheres que estão se cuidando para engravidar, o atraso menstrual pode significar que a fecundação ocorreu – e isso é uma ótima notícia!

Realizar um teste de gravidez de farmácia após cinco dias de atraso menstrual, bem como consultar um médico, podem ajudar a esclarecer suas dúvidas se há gravidez ou não. Entretanto, apesar do desejo de engravidar, infelizmente a menstruação atrasada nem sempre está relacionada a uma gestação.

Existem outras causas que provocam atraso na menstruação – e esse atraso pode durar dois dias ou chegar a três meses. Alterações hormonais, excesso de estresse, perda de peso ou mesmo o uso de medicamentos são algumas dessas causas. Após cinco ou sete dias de atraso (sem gravidez e sem saber a causa), é recomendável consultar um médico, pois, se houver algum problema provocando o atraso, ele poderá ser tratado corretamente.

Confira abaixo as principais causas da menstruação atrasada que não são gravidez:

Uso prolongado da pílula anticoncepcional: pode causar o atraso na menstruação após muitos anos de uso. Após cortar o uso do anticoncepcional, o organismo demora um pequeno período para adaptar sua produção hormonal, mas normalmente a situação se normalizada em até 6 meses. (Leia também: Em quanto tempo posso engravidar após…?)

– Pré menopausa: um dos sintomas é a desregulação do ciclo menstrual e a ausência de ovulação em determinados meses. Se você tem mais de 35 anos e sua menstruação começou a atrasar com frequência, procure o seu ginecologista.

– Período de amamentação: a amamentação não provoca atraso menstrual, mas sim uma amenorreia transitória que inibe a ovulação. Geralmente a menstruação retorna assim que o processo de desmame se inicia.

– Fatores emocionais: diante de uma situação de estresse ou ansiedade frequentes, o corpo produz o hormônio cortisol que, em altos níveis, bloqueia a produção do hormônio GnRH, responsável pelo equilíbrio do ciclo menstrual.

Síndrome dos Ovários Policísticos: é uma condição que tem como um dos sintomas a menstruação desregulada ou ausência de sangramento e deve ser tratada junto ao médico. (Leia também: Quem tem ovários policísticos pode engravidar?)

Obesidade: o aumento da gordura corporal pode interferir no funcionamento da hipófise, parte do cérebro que regula a liberação dos óvulos, causando menstruações irregulares.

Perder peso em um curto período de tempo: também provoca ausência da menstruação ou desregulação do ciclo menstrual.

Dietas inadequadas: se você deseja engravidar sem prejudicar seu ciclo menstrual, tenha cuidado com alimentações inadequadas, alimentação pobre em vitaminas, desnutrição ou distúrbios alimentares como anorexia e bulimia;

Excesso de atividade física: treinos intensos e exercícios de alto desempenho podem resultar na amenorreia (ausência de menstruação).

– Tireoide: a tireoide é uma glândula que age na regulação dos ciclos menstruais e da fertilidade. É uma das grandes responsáveis pela produção hormonal do organismo, portanto, distúrbios da tireoide provocam ausência do ciclo menstrual ou períodos menstruais desregulados. Por isso, vale realizar exames para saber se você sofre de hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

Menopausa precoce: caracterizada pela parada do funcionamento dos ovários em mulheres a partir dos 35 anos (ou mesmo na adolescência), tem como sintoma principal o atraso frequente na menstruação. Sintomas comuns são dores de cabeça frequentes, irritabilidade sem causa aparente, mudanças repentinas de humor, suor excessivo, suor noturno e alterações na pele e nos cabelos. Ao observá-los, procure sua ginecologista. (Leia também: Menopausa precoce impossibilita a gravidez?)

Menarca: um atraso nas menstruações seguintes à menarca é normal porque o organismo pode demorar até cinco anos para amadurecer e se adaptar ao ciclo.

Uso de medicamentos: alguns medicamentos usados para combater infecções, inflamações, gripes ou resfriados também podem desregular a ovulação e provocar atraso na menstruação. Informe ao seu médico quais medicamentos você faz uso para que ele possa verificar com componentes da fórmula.

Com informações dos sites Tua Saúde e Bolsa de Mulher.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta