cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

A importância do muco cervical para a gravidez

21 de maio de 2015

 

O muco cervical tem um importante papel para a fecundação do espermatozoide no útero. Pouco volume ou ausência de muco podem diminuir consideravelmente as chances de engravidar. Saber como melhorar a qualidade do muco cervical é uma boa solução para garantir que a concepção ocorra mais rápido, principalmente para mulheres que têm dificuldades para engravidar.

O muco cervical é uma secreção “gelatinosa” produzida por hormônios no colo do útero. Está presente durante todo o ciclo, mas aparece em melhor aspecto e qualidade quando a mulher está no seu período fértil, ou seja, na melhor fase do ciclo menstrual para engravidar. Nessa frase, as chances da gravidez acontecer são maiores.

No início do ciclo menstrual, o muco cervical tem aspecto mais espesso, grosso e serve como uma “barreira” que impede que bactérias (bem como os espermatozoides também) alcancem o interior do útero. Durante o período fértil, o muco cervical se torna mais fino, elástico e gelatinoso e auxilia os espermatozoides até sua chegada ao útero e as trompas.

Durante as relações sexuais, se o muco for insuficiente ou muito espesso, os espermatozoides poderão ter mais dificuldade para chegar ao útero, impedindo que a fecundação ocorra.

O muco cervical também assegura um ambiente adequado para a preservação do esperma dentro do corpo da mulher: é essencial para ajudar na sobrevida do espermatozoide, caso ele tenha que “esperar” pelo óvulo que será liberado.

Se após alguns meses de tentativas de engravidar durante o período fértil o casal ainda não engravidou, recomenda-se fazer uma consulta com um médico para avaliar as causas da dificuldade ou para buscar métodos para aumentar o volume de muco cervical.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta