cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

A fertilidade do homem diminui com a idade?

19 de outubro de 2016

 

A redução da fertilidade em razão da idade não é um problema que afeta apenas o sexo feminino. A fertilidade do homem também diminui com a idade, porém não com a mesma intensidade das mulheres.

Idade diminui fertilidade masculina

Ao contrário das mulheres, que perdem o número de óvulos produzidos ao longo dos anos, os homens não param de fabricar espermatozoides. Eles podem, por exemplo, ser pais aos 40, 50 ou 60 anos. O que deve ser considerado, no entanto, é a qualidade dos espermatozoides que são produzidos.

Homens com idade avançada podem ter filhos, mas geralmente levam mais tempo para conseguir engravidar sua parceira. Os espermatozoides que o homem produz tendem a ter menos motilidade para alcançar o óvulo, por exemplo. Além disso, os espermatozoides podem ter baixa qualidade, o que pode causar problemas gestacionais como malformações ou abortamentos.

Diversos estudos já analisaram a idade do homem com as chances de gravidez para um casal. Uma pesquisa francesa acompanhou 12 mil casais em tratamento para infertilidade e concluiu que os homens também têm um “relógio biológico” (que marca a diminuição da fertilidade com o passar do tempo) e começam a perder a fertilidade/qualidade do sêmen a partir dos 30 anos. A pesquisa aponta que, a partir dos 35 anos, problemas atribuídos à degradação de DNA no espermatozoides são maiores – apresentando mudanças em algumas características do sêmen, como quantidade, locomoção, tamanho e formato.

Outro estudo diz que mulheres com 35 anos que têm parceiros com 45 anos ou mais demoraram cinco vezes mais para engravidar do que aquelas com parceiros de 25 anos ou menos. Se o homem deseja adiar a paternidade, uma dica é manter hábitos saudáveis que aumentem ou melhorem a produção de espermatozoides, tais como boa alimentação e prática de exercícios físicos. Consulte um médico para que ele possa realizar exames, se necessário, e te orientar corretamente!

Problemas de fertilidade relacionados à obesidade, má alimentação, consumo de bebidas alcoólicas ou cigarros também podem ser revertidos com orientação médica. Como a idade avançada da mulher também interfere nas chances de gestação, o processo exige uma avaliação aprofundada tanto para o futuro papai quanto para a futura mamãe.

Ao apresentar demais problemas como dificuldade de ereção, contagem baixa de espermatozoides, bloqueio das vias que transportam os espermatozoides ou varicocele (varizes nos testículos), é indicado procurar um especialista em fertilidade e passar por uma avaliação/tratamento.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta