cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

10 dúvidas sobre Fertilização in Vitro

13 de fevereiro de 2015

 

A Engravida oferece as opções mais qualificadas de tratamentos para engravidar de acordo com os objetivos e as necessidades do casal, obtendo altas taxas de sucesso no combate à infertilidade feminina, masculina e conjugal. Uma das técnicas de reprodução humana oferecidas pela clínica é a Fertilização in Vitro (também chamada de bebê de proveta). Leia abaixo a resposta para 10 dúvidas sobre Fertilização in Vitro.

01 – O que é Fertilização in Vitro?

É a união do óvulo (célula reprodutiva feminina produzida nos ovários) com o espermatozoide (célula reprodutiva masculina presente no líquido seminal) fora do corpo da mulher, visando formar embriões em laboratório. Os embriões formados são avaliados diariamente pela equipe do laboratório de embriologia e passam por um processo de seleção, no qual um ou mais são escolhidos para serem transferidos de volta para o útero.

02 – Como é feito o procedimento?

– Estimulação da ovulação: Leva entre 10 e 12 dias. Durante este período, são realizados exames de ultrassom e dosagens hormonais para monitorar o crescimento dos folículos, pois por meio do seu tamanho se consegue determinar o momento certo de realizar a coleta de óvulos.

– Coleta dos óvulos: Quando os folículos estiverem com um diâmetro médio de 18mm, a coleta dos óvulos é programada. Esse procedimento é realizado em centro cirúrgico, sob sedação. Os óvulos são aspirados por via vaginal, através de uma agulha guiada por ultrassom e são identificados, classificados e mantidos na incubadora do laboratório de reprodução humana até o momento da fertilização.

– Fertilização: No caso da FIV Clássica, os óvulos são colocados junto aos espermatozoides em uma incubadora na mesma temperatura do corpo da mulher. Na ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides) é feita a injeção de um espermatozoide dentro do citoplasma do óvulo com a ajuda de um sistema de micromanipulação. Os embriões permanecem em meio de cultura de 2 a 5 dias e a seguir são transferidos para o interior do útero.

– Transferência embrionária: Consiste na deposição dos embriões dentro da cavidade uterina.

03 – Qual é a duração do tratamento?

Aproximadamente 25 dias, considerando o período de estimulação ovariana, a fertilização em laboratório, a reimplantação dos gametas e o exame que detecta se o procedimento teve sucesso.

04 – Para quem a Fertilização in Vitro é indicada?

É indicada para casais que possuem dificuldades para engravidar, geralmente ocasionadas por endometriose nas mulheres e baixa produção de gametas por parte dos homens. Também é a solução para problemas nas trombas ou a baixa mobilidade dos espermatozoides que dificulta a chegada até o óvulo. Também pode ser feita em casos de doação de óvulos e reprodução de filhos biológicos para casais homoafetivos.

05 – Quais exames o casal deve fazer antes do tratamento?

Além dos exames para descobrir a causa da infertilidade (ultrassom, avaliação hormonal, avaliação das tubas pela histerossalpingografia e espermograma), também são pedidos exames de HIV, hepatite B e C, HTLV, sífilis e rubéola.

06 – Quais são as contraindicações do tratamento?

Durante o tratamento, é feito o uso dos medicamentos para indução de ovulação. Eles são contraindicados para mulheres que possuem tumor do hipotálamo, tumor na glândula pituitária e carcinoma ovariano, uterino ou mamário.

07 – Existem riscos na Fertilização in Vitro?

Existe o risco do embrião se desenvolver fora do útero (porque ele é fecundado fora do útero e depois transferido de volta). Essa complicação é chamada gravidez ectópica e pode colocar a vida da mãe em risco. Saiba mais aqui: O que é gravidez ectópica?.

O efeito colateral considerado comum durante o tratamento é o inchaço. Em alguns casos, a mulher pode ter um ganho de peso de até dois quilos. Outros sintomas como dores de cabeça, desconforto abdominal, trombose*, sangramentos intensos e infecções também acontecem, mas são pouco comuns.

*Devido à estimulação dos ovários, pode ocorrer a Síndrome da Hiperestimulação do Ovário: há uma maior produção do hormônio estradiol que pode provocar trombose após a fertilização e aumentar os ricos de inchaço no corpo.

Há certa dúvida se todas as mulheres que fazem FIV engravidam de gêmeos. Na verdade, não. As técnicas de reprodução assistida aumentam consideravelmente a chance de gestação gemelar, ocorrendo em aproximadamente 15% das mulheres que engravidam em tratamento.

08 – Onde encontrar o tratamento?

Em clínicas de reprodução humana especializadas.

09 – A mulher pode seguir uma rotina normal durante o tratamento?

O excesso de movimentação pode atrapalhar o tratamento. A mulher não necessita de repouso, mas a recomendação é que ela não pratique atividades físicas de alta intensidade como corridas e musculação durante o período de tratamento. A dieta deve ser saudável e sem grandes restrições alimentares.

10 – Qual é a possibilidade de sucesso da Fertilização in Vitro?

A probabilidade média de sucesso é de 40% – que pode aumentar ou diminuir, dependendo de características como a idade da mulher e a causa da infertilidade.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta