cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

10 curiosidades que você não sabia sobre gravidez

23 de março de 2020

 

Você já se perguntou o que acontece com o bebê dentro do útero durante os 9 meses de gravidez? Ou por que as gestantes têm enjoos neste período? Confira abaixo a resposta para essas dúvidas e mais outras curiosidades que você não sabia sobre gravidez.

1 – Bebês podem sentir o cheiro e o gosto dos alimentos fortes que a mãe come, como alho e cebola, por exemplo. Isso acontece porque o líquido amniótico que o feto engole diariamente fica “contaminado” com o cheiro e o gosto dessas comidas e o bebê passa a se acostumar com o sabor.

2 – A gestante só sente 10% dos movimentos feitos pelo bebê. O chute é o movimento mais perceptível por parte das mamães, mas o feto respira, soluça, boceja, chuta, suga, engole, pisca e muda de posição o tempo todo.

3 – Também há outras ações que os bebês podem fazer dentro do útero materno, tais como chupar os dedos, esfregar os olhos e as bochechas, girar sobre si mesmo e sonhar.

4 – Apesar de ser incômodo, o enjoo que a mulher sente durante a gravidez é um importante mecanismo biológico para proteger o embrião de bactérias e parasitas que podem chegar até o feto por meio da alimentação da mãe.

5 – O útero é muito barulhento, mas mesmo assim os bebês podem ouvir o que acontece fora dele. A partir da 16ª semana, os batimentos cardíacos da mãe, seus movimentos digestivos e as coisas que ela faz (como comer, respirar, andar, falar, se exercitar) podem ser facilmente ouvidos pelo feto.

6 – As emoções da mãe são capazes de afetar a personalidade do bebê após o nascimento, especialmente em eventos emocionais traumáticos. Mulheres com estresse excessivo durante a gravidez podem ter filhos com déficit de atenção, ansiedade ou muito inquietos.

7 – Bebês choram no útero. A partir de padrões de respiração, cientistas descobriram que bebês também choram antes do nascimento – e isso não quer dizer, necessariamente, que eles estão com dor… na verdade, eles estão apenas praticando o choro.

8 – O cérebro da gestante sofre alterações durante o período gestacional – encolhendo alguns milímetros nos últimos meses da gravidez e voltando ao seu tamanho normal seis meses após o parto. O excesso de hormônios no corpo e os nutrientes que são “roubados” pelo bebê são algumas explicações para isso.

9 – O coração das mulheres cresce durante a gravidez. Isso acontece porque ele precisa lidar com o aumento do volume de sangue.

10 – … os pés também! Devido a retenção de fluidos e a elasticidade dos ligamentos das mulheres grávidas, os pés incham e, como resultado, muitas mulheres percebem que eles estão maiores.

Fontes e referências: Revista Crescer, Hypescience e Buzzfeed

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta