cheap jerseys

Blog Engravida

 

 

 

10 coisas que as gestantes NÃO podem fazer

14 de novembro de 2014

 

A gravidez é uma fase onde a mulher deve ter cuidados dobrados. Para esclarecer algumas dúvidas sobre coisas que as gestantes não podem fazer, a Engravida lista abaixo 10 delas. Confira:

01 – Correr:

No início da gestação, a gestante pode praticar exercícios físicos como corridas – mas com muitas restrições. Porém, ao final dos primeiros meses, a prática deve ser cortada para evitar a intensidade do sistema cardiovascular e o risco de quedas. A recomendação é substituir as corridas por exercícios de baixa intensidade, como caminhadas e hidroginásticas.

02 – Tomar banhos muito quentes:

A grávida não deve tomar banhos muito quentes. Nos primeiros três meses de gestação, o excesso de calor (hipertermia) pode causar malformações no feto e, no segundo trimestre da gestação, é comum que a pressão arterial da mulher caia algumas vezes – e um ambiente muito quente contribui para a queda da pressão, desmaios ou diminuição do fluxo de sangue para o bebê. Banhos de sauna também não são recomendados, pelos mesmos motivos.

03 – Utilizar química nos cabelos:

O uso de tintura nos cabelos ou outros produtos químicos estão proibidos durante os primeiros quatro meses de gravidez, pois o início da gestação é uma fase de extrema importância para o desenvolvimento do feto e não se sabe ao certo se a tintura absorvida pelo couro cabelo pode afetar direta ou indiretamente o bebê.

04 – Doar sangue:

Gestantes não podem doar sangue, pois a doação pode comprometer a quantidade de ferro no organismo da mulher, causando, em alguns casos, quadros de anemia e riscos para o desenvolvimento do bebê.

05 – Comer carnes cruas ou mal passadas:

Carnes vermelhas mal passadas podem transmitir doenças como a toxoplasmose e outras infecções perigosas para a mãe e para o bebê. O mesmo acontece com os ovos crus e o leite não pasteurizado. A toxoplasmose pode chegar até o feto e provocar o desenvolvimento de problemas como surdez e cegueira. O peixe cru não transmite a doença, mas mesmo assim o ideal é evitar este alimento.

06 – Fazer tatuagens:

A tatuagem não é recomendada durante a gravidez. Como o sistema imunológico da mulher está mais frágil nessa fase, a cicatrização da tatuagem pode ser muito mais demorada que o normal, podendo haver, inclusive, aparecimento de queloides. Além disso, caso a agulha usada não esteja esterilizada corretamente, o risco de infecção ou contaminação é maior.

07 – Fazer tratamento para varizes:

Cirurgias para retirada de varizes não são recomendadas durante a gravidez. As veias saltadas costumam desaparecer após o parto. Por uma questão de estética, é sugerido que a grávida procure outros métodos para aliviar os sintomas.

08 – Tirar raio-x:

Durante a gravidez, nenhum tipo de radiografia deve ser feita – até mesmo aquelas feitas em consultórios de dentistas –, sendo indicadas somente em casos especiais. A radiação presente nos raios-x pode trazer efeitos colaterais no DNA do bebê. Caso a gestante precisa tirar um raio-x durante a gravidez, o médico deverá cuidar para que haja a proteção necessária.

09 – Carregar peso:

Carregar pesos pode gerar certo desconforto, portanto, se possível, as grávidas não devem carregar peso, principalmente após a 30ª semana de gestação. Isso inclui, por exemplo, carregar sacolas, colocar o filho mais velho no colo ou qualquer outro peso acima de 10 quilos.

10 – Tomar vacinas:

Nem todas as vacinas podem ser tomadas durante a gestação, pois algumas delas podem causar reações, efeitos colaterais e, em alguns casos, provocar danos à formação do bebê. Por outro lado, outras vacinas são indispensáveis. Confira quais vacinas podem ser tomadas durante a gravidez CLICANDO AQUI.

Engravida é uma clínica de reprodução humana que une o tratamento personalizado a uma infraestrutura completa, com equipamentos e técnicas modernas. Fale com nossos biomédicos e agende uma consulta: https://www.engravida.com.br.

 


voltar ao blog

Outras postagens



   Agende sua consulta